Quem é Carlos Alcaraz, o grande campeão do Rio Open 2022?
11/02/2022
King Richard e a incrível carreira das irmãs Williams no tênis
25/02/2022

Você já jogou “Pádel”? Conheça as regras e a história desse irmão mais novo do tênis

Se você acompanha o nosso blog, é porque é um amante do tênis, certo? Mas será que você já ouviu falar em pádel? Esse esporte criado por passageiros de navios ingleses é disputado entre duplas ou individualmente e tem uma dinâmica bem parecida com a do tênis. Quer saber mais sobre essa prática? Então é só continuar lendo este artigo!

Como funciona o Pádel?

Como você viu acima, o pádel é um esporte jogado em duplas ou individualmente, utilizando-se raquetes e uma bola quase idêntica a utilizada no tênis, um pouco maior e com menos pressão.

Ele foi criado por passageiros ingleses, por volta de 1890, que queriam adaptar o tênis para os navios, sendo por muito tempo conhecido como “tênis de alto mar”. As primeiras quadras em terra foram construídas em Nova Iorque e depois em um hotel de Acapulco, no México, onde a prática se popularizou, espalhando-se nas décadas seguintes para Argentina, Espanha, Índia, Portugal e, por fim, para o Brasil.

A grande diferença em relação ao tênis está relacionada ao tamanho das quadras, com 20 m de comprimento por 10 de largura, com 4 quadrados de serviço e uma rede, além de paredes de 3 metros nos fundos e nas partes laterais. 

Os jogadores podem interagir com essas paredes, que recolocam a bola em jogo dando maior dinamismo às partidas. As quadras mais sofisticadas utilizam vidro ou blindex no lugar das paredes, o que permite uma melhor visualização do jogo. 

Regras do Pádel

As regras e o sistema de pontos do pádel são muito semelhantes aos do tênis, com a diferença de que o golpe da bola durante o serviço é feito por baixo. São permitidas duas bolas de serviço e o serviço é feito sempre na diagonal. A bola deve sempre tocar o chão antes da batida, caindo na área de serviço do adversário.

As bolas também podem ser devolvidas ao jogo através das paredes, assim como no squash. As regras permitem o uso tanto das paredes laterais quanto da traseira, para devolver a bola para a quadra adversária, sendo que os pontos são conseguidos muito mais pela estratégia do que pela força. 

Cada partida de pádel é composta por sets, sendo que o primeiro a ganhar três sets vence o jogo. Cada set é dividido em games, compostos por 15, 30 e 40 pontos, respectivamente. A cada game um dos jogadores saca a bola, de forma revezada.  

O primeiro jogador a vencer 6 games com uma diferença mínima de 2 em relação ao adversário, vence o set. Caso nenhum dos jogadores apresentem essa diferença, o primeiro que marcar uma diferença de 2 games ou mais ganha o set. 

Os pontos são contados assim como no tênis: quando um jogador marca seu primeiro ponto, recebe 15 pontos. Ao marcar o segundo, ele fica com 30, e com 40 ao terceiro. Assim, se um jogador tiver 3 pontos e o outro 1, o placar será 40 a 15. 

Quando ambos os jogadores ou equipes empatam aos 40 pontos, é dito que há vantagem nula. Uma vez que o jogador faça um ponto após o empate, ele passa a ter a vantagem e, caso marque o próximo ponto, torna-se o vencedor do game. Caso contrário, ele volta a vantagem nula até atingir a diferença de dois pontos. 

O vencedor do set é aquele que consegue vencer 6 games com uma diferença mínima de 2 pontos, ou 7, no caso de 5/5 games. Se houver empate de 6 games é realizado um desempate. 

Vantagens do Pádel

Os jogos profissionais de pádel garantem um espetáculo visual de agilidade. Mas a prática tem sido muito procurada também por amadores, especialmente devido ao menor impacto, quando comparado ao tênis, o que acaba por diminuir o risco de lesões. A maior rapidez e agilidade também é um dos grandes atrativos. 
E então? Pensando em começar a praticar? Visite o site da Pró-Spin, lá você encontra raquetes, bolas, além de outros acessórios de pádel para dar inícios as suas partidas. 

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.