Bolas de Tênis
Resenha de Bolas de Tênis
08/10/2015
Beach Tênis
Aprenda como jogar Beach Tennis
22/10/2015

Níveis de Jogo no Tênis

Tênis

O primeiro passo para entrar na carreira profissional do tênis é você descobrir qual a sua categoria. Geralmente, em torneios regionais ou realizados em clubes, os atletas são divididos por idades. Assim, tenistas de 15 a 16 anos, 40 a 44 anos, acima de 65 anos e etc, jogam juntos não importando seu nível.

E por mais que seja interessante e produtivo jogar com um tenista de um nível maior, nos torneios profissionais as disputas acontecem entre atletas da mesma categoria ou entre categorias próximas.

Todos os tenistas federados, a partir do momento que começam a disputar jogos de campeonatos, são qualificados de acordo com seu nível numa categoria técnica chamada de “classe”. As classes masculinas vão da 1ª até a 5ª e começam na principiante. Enquanto as femininas se dividem em: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e principiante. Federer, Nadal, Djokovic, Sharapova e Azarenka são exemplos de atletas que compõem a primeira classe do tênis mundial.

A classe de um jogador é definida pelos pontos que ele acumula durante a carreira. Ranking, bônus, quantos jogos o tenista faz em determinado torneio, categoria técnica dos adversários, torneios ganhos, enfim, tudo que se relaciona a sua vida tenística está lançado na ficha técnica que as federações criam para cada atleta. No fim do ano, a média entre os pontos é feita e de acordo com ela, haverá a promoção, rebaixamento ou permanência de uma classe.

 

 

Em torneios qualificados por classes, não é permitido aos tenistas disputarem numa classe superior, já na categoria “especial” onde os atletas das classes 1ª, 2ª ou 3ª podem participar.

Entretanto, também há os campeonatos que misturam as duas classificações: por classes e por idades. Nele, são as faixas técnicas “A”, “B” e C que decidem onde o atleta se encaixa. Por exemplo, a categoria “16MA” engloba tenistas com 15 ou 16 anos, 4ª classe ou acima. Enquanto a categoria “16MB” corresponde aos jogadores com 15 ou 16 anos, 5ª classe e Principiantes.

Para não confundir ou se enganar quanto à sua categoria, fique ligado nos sites das competições e nas informações que cada torneio dispõe.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.