Tênis
Níveis de Jogo no Tênis
15/10/2015
Tênis
Como Funciona o Efeito Top Spin no Tênis
29/10/2015

Aprenda como jogar Beach Tennis

Beach Tênis

Conheça as regras e golpes deste esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.

Entre as modalidades esportivas que têm feito sucesso nos últimos anos, está o Beach Tennis – ou Tênis de Praia, como é chamado por alguns e, pelo aumento de adeptos, o esporte tem ganhado cada vez mais destaque e tem tudo para dividir as praias com outras paixões brasileiras como o vôlei e o futebol de praia.

Ainda recente no Brasil, o Beach Tennis foi trazido da Itália em 2008 por iniciativa de dois amantes do Tênis: Leopoldo Correa e Adão Chagas. Porém o esporte possui elementos bem conhecidos, pois se trata de uma mistura do Badminton, do Vôlei, do Frescobol e, como o próprio nome sugere, do Tênis. Ficou interessado em conhecer mais sobre o esporte? Neste artigo descubra como jogar Beach Tennis, os principais golpes e, é claro, as regras do jogo!

Como jogar Beach Tennis?

Apesar de ser de fácil aprendizagem, o Beach Tennis exige algum treino de prática. Se você já tem algum conhecimento em Tênis, provavelmente vai tirar de letra essa modalidade, mas caso este seja o seu primeiro contato com o esporte, fique tranquilo, aqui vamos explicar todos os detalhes que você precisa saber sobre como jogar Beach Tennis.

O objetivo no Beach Tennis é devolver, pela rede, a bola recebida para o campo adversário sem que ela toque no chão ou saia da área. Assim como no Vôlei, o esporte é comumente disputado em uma quadra de areia, porém se utiliza, dessa vez, raquetes e bolas um pouco menores do que as do Tênis tradicional. Vale uma pequena curiosidade: existem algumas modalidades diferentes como o Green Tennis (jogado em ginásios ou gramados) e o Free Tennis (jogado em outras superfícies). Desta maneira, o treino também pode acontecer em cidades em que não tem praia ou durante dias chuvosos.

Para aprender a como jogar Beach Tennis, é fundamental saber que sendo jogado em duplas ou simples – um jogador de cada lado da rede -, vence o jogo quem conquistar o ponto subsequente a 40, ou seja, não existe a regra da vantagem, como acontece no esporte tradicional. 

Fique atento, as disputas simples são feitas em melhor de 6 games enquanto as de duplas em melhor de 9. Caso haja empate, joga-se o tie break de 7 pontos em que o vencedor é aquele que chegar a 2 pontos de diferença sobre o rival.

Agora que você já aprendeu o básico de como jogar Beach Tennis, falta conhecer as regras da disputa. Saiba mais a seguir!

Regras do Beach Tennis

Profissionalizado há quase 30 anos, o Tênis de Praia é regulamentado, e atualmente, duas entidades são responsáveis pela organização do Beach Tennis no mundo: a International Tennis Federation (ITF) e a International Federation of Beach Tennis (IFBT), e no Brasil, pela Confederação Brasileira de Tênis, que tem criado cada vez mais torneios no país. É por meio destas competições que um jogador ganha experiência e se classifica no ranking nacional.

Entre os detalhes técnicos do esporte estão, também, as tão importantes regras do Beach Tennis, e você, que está se preparando para ser um beach tenista, precisa ficar de olho em cada uma delas, evitando erros e faltas. Conheça!

A quadra

Segundo as regras do Beach Tennis, as dimensões da quadra são iguais às do Vôlei de praia: 16 metros de comprimento por 5 de largura para jogos simples e 16 por 8 metros nos jogos em duplas. 

Quanto à rede, deve ocupar completamente todo o espaço entre os dois postes, assim como a malha precisa ser pequena a ponto de não permitir que a bola atravesse por ela. A medida é de 1,70 metro em todas as modalidades.

A pontuação

Da mesma forma como no Tênis tradicional, nas regras do Beach Tennis os jogos são divididos em sets, ganha quem atingir o quarto ponto primeiro. A contagem também é feita como no esporte original, sendo:

  • Primeiro ponto: soma 15;
  • Segundo ponto: soma 30;
  • Terceiro ponto: soma 40;
  • Quarto ponto: “Game”.

Caso haja empate, isto é, caso as duas duplas ou jogadores adversários somem 40 pontos, será preciso jogar um ponto decisivo, tie-break, como mencionamos antes neste artigo, cuja pontuação é marcada como 1, 2, 3 e assim por diante, até que se chegue a 7 pontos marcados por um dos lados, considerando, enfim, o Game.

O saque

Assim como nos esportes que servem de base para o Tênis de Praia, o primeiro passo é o saque, que nesta modalidade pode ser executado de qualquer lugar antes da linha de fundo, para qualquer região do lado do adversário.

Uma das principais regras do Beach Tennis quando falamos de saque é que o jogador não pode pisar dentro da quadra antes de realizar a tacada, caso aconteça, será considerado falta e consequentemente, um ponto para o adversário.

Também serão consideradas faltas, conforme estabelecido nas regras do Beach Tennis:

  • Movimentar os pés antes da bola estar no ar, durante o saque;
  • Tocar na rede com a raquete.

Os golpes do Beach Tennis

Você já sabe como jogar Beach Tennis, e também aprendeu as regras. Bom, agora só falta conhecer os golpes! Mesmo que seja a sua primeira experiência com o esporte, não precisa ficar preocupado, os golpes do Beach Tennis não são difíceis e você conseguirá colocá-los em prática com facilidade.

É comum que beach tenistas iniciantes se sintam um pouco inseguros, ou perdidos, quando entram em quadra pela primeira vez. A posição ideal para a recepção da bola é a 3 metros da rede, o que proporciona uma maior e melhor cobertura do espaço.

Saque

Como você já deve ter aprendido, o saque é o primeiro dos golpes do Beach Tennis, e pode ser feito tanto por cima da cabeça, comum aos jogadores de Tênis, ou por baixo. No entanto, quando a disputa for em duplas mistas, o homem só pode sacar por baixo!

Lembre-se de que não é permitido pisar dentro da linha da quadra antes de a bola tocar a raquete. Pelas regras do Beach Tennis, o ato configura falta, e será dado um ponto para a equipe adversária caso aconteça.

Empunhadura ou Continental

Independentemente do nome que o beach tenista preferir, a empunhadura, nos golpes do Beach Tennis, não possibilita a mudança de um ponto a outro, como ocorre na modalidade tradicional. Dessa forma, a continental permite que o jogador efetue golpes de base direita com a mesma potência que de revés.

Smash

Para ganhar uma disputa, não basta apenas defender a sua área, é preciso partir para o ataque! Entre os golpes do Beach Tennis, um dos mais potentes para atacar é o chamado smash, que é efetuado quando a bola alcança uma boa altura, mas sem peso.

Para que você entenda melhor o smash, a técnica do golpe é saltar e movimentar o braço como uma alavanca, e atingir a bola de Beach Tennis no seu ponto mais alto, fechando o punho para baixo.

Bola curta

Assim como a técnica anterior, a bola curta é mais um dos golpes do Beach Tennis que utilizam a bola sem peso, mas dessa vez, quando o item chega a menos de um metro da rede. O ideal, desta vez, é que o braço acompanhe a bolinha na mesma direção em que o jogador pretende jogá-la. Lembre-se de manter o punho leve quando der o toque.

Curtiu conhecer mais sobre como jogar Beach Tennis? Agora que você está quase pronto para sair jogando por aí, só falta garantir os equipamentos, e nisso, a Pró Spin é expert! Conheça nossos produtos!

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.