O Squash está cada vez mais popular entre as academias no Brasil. Seguindo os mesmos princípios do tênis, ele é um esporte de raquete com uma bola. Ele pode ser jogado por dois jogadores, em que um joga contra o outro, ou por quatro participantes, em que as duplas competem entre si.
O nome “squash” se refere ao barulho que é emitido pela bola ao ser esmagada pela força da raquete contra a parede.
Conheça mais sobre a história desse esporte, como ele surgiu e quais são as principais dicas para quem deseja começar a praticar esse esporte.
Squash: origem do esporte
Existem diferentes versões a respeito do surgimento desse esporte. Entre as mais aceitas está a história de que o squash surgiu na França, no século XVI. Nesse período vários esportes de raquete ganharam destaque e popularidade. Por ser praticado em locais fechados, isso permitiu que muitas pessoas começassem a jogar squash em mosteiros e outros espaços do tipo.
Uma outra versão atribui a origem do squash à Inglaterra, no século XIX. De acordo com essa versão, presos adaptaram o tênis às condições do ambiente em que estavam confinados.
Como jogar squash
Jogado em quadra ou campo fechado e com uma parede de vidro – em competições, as quatro paredes devem ser de vidro –, o squash inclui também uma bola de cor preta (ou branca, no caso das competições oficiais).
As partidas são compostas por 3 ou 5 games, de acordo com a organização. O game deve ser disputado até chegar aos 9 pontos. Caso haja empate em 8 a 8, a pessoa que não fará o saque tem o direito de escolher se o game vai até 9 ou 10 pontos, tendo a chance de reverter o jogo, uma vez que o ponto só é adquirido quando se é sacador.
Após o saque, a bola deve ser rebatida até que um dos jogadores erre.
Adquira raquetes de squash e a bola dessa modalidade na Pró Spin! Fique por dentro dos esportes de raquete em nosso blog!