O ranking ATP atualiza semanalmente a lista que indica o posicionamento dos melhores jogadores de tênis. O parâmetro utilizado para definir quem lidera o ranking é a quantidade de semanas como número 1 do mundo.
Além disso, o ranking ATP também é a referência confiável para definir quem serão os cabeças de chave dos Grand Slams e outros torneios do circuito.
Para ser Grand Slam, é preciso ser campeão de um dos quatro principais torneios do circuito mundial: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open. Quando um tenista se torna vencedor nessa categoria, ele passa a estar entre os maiores jogadores de todos os tempos.
Quer saber quem são os três tenistas que mais se destacaram em 2021 de acordo com o ranking ATP? Então continue lendo para descobrir detalhes sobre eles!
Novak Djokovic: o líder do ranking ATP
Novak Djokovic é, sem dúvidas, um dos maiores jogadores de todos os tempos. O sérvio conquistou 20 títulos de torneios de Grand Slam e, em simples, já chegou a 85 títulos em sua carreira.
Em 2006, Djokovic conquistou o seu primeiro título no circuito da ATP em Amersfoort, na Holanda. Desde então, ele não parou de colecionar vitórias.
2021 foi o ano em que o jogador se tornou o tenista com maior tempo de liderança no ranking da ATP ao ser campeão do Aberto da Austrália. Neste ano, foram 55 conquistas e apenas 1 derrota!
Daniil Medvedev: o número 2 do mundo
Daniil Medvedev é considerado um tenista promissor e, apesar de ter começado tarde no esporte, ele já conquistou 10 títulos em sua carreira. A sua ascensão se deu de forma notória em 2018, quando conquistou dois títulos.
A maior conquista de Medvedev foi o ATP Finals de 2020, o ano em que ele eliminou Rafael Nadal nas semifinais e Dominic Thiem na final.
O tenista atingiu a segunda melhor posição no ranking ATP em 2021 e passou a ser o segundo melhor do mundo, ficando atrás apenas de Novak Djokovic. Porém, o jogador está envolvido em diversas situações polêmicas, o que tem chamado mais atenção que suas vitórias.
Alexander Zverev: uma grande promessa
Conhecido como Sascha, Alexander Zverev nasceu em uma família de tenistas e se mostra um grande talento desde que começou no esporte. Ele já conquistou 17 títulos tendo apenas 24 anos e foi eleito o melhor esportista alemão do ano.
Em 2021, Zverev levou o título mais importante da sua carreira até agora: a medalha de ouro olímpico nas Olimpíadas de Tóquio. Também neste ano, ele conquistou o título do ATP Masters 1000 de Madri.
Atualmente, ele está em 3º lugar no ranking ATP, ficando atrás apenas de Novak Djokovic e Daniil Medvedev, porém ele acredita que a primeira posição é uma meta possível de ser realizada.
Já falamos aqui no blog sobre a biografia do tenista alemão Alexander Zverev. Se você perdeu, não deixe de conferir!
E se você gostou do conteúdo de hoje, não deixe de acompanhar o blog para ficar por dentro do mundo do tênis.