jogador de tenis lesionado
Conheça as principais lesões que acometem tenistas
26/10/2022
jogador de tenis
Esporte Olímpico: Curiosidades sobre o Tênis
09/11/2022

Quadra de Tênis: Veja como construir a sua!

jogadora de tenis em quadra segurando a bola

Conheça todos os detalhes para construir a sua própria quadra de Tênis.

Praticar um esporte com domínio e excelência exige muitas horas de treino, e se você é um tenista amador, com certeza já se deu conta de quanto tempo é preciso passar em uma quadra de Tênis para dominar as suas habilidades no esporte.

Isso sem contar com o tempo de percurso, pois é provável que você precise se deslocar alguns minutos, ou até mesmo horas, para a quadra de Tênis mais próximo a fim de praticar a modalidade. Não é por acaso que tantos entusiastas do esporte sonhem em ter uma quadra de Tênis no quintal de casa. Se você é um deles, aprenda, neste artigo, a construir a sua própria quadra esportiva!

Dicas para construir a sua quadra de tênis

Como muitos apaixonados pelo Tênis de quadra – um dos esportes mais populares do mundo -, é provável que você também se imagine com uma quadra própria na sua casa. E pode até parecer um sonho distante, mas se você já tem um espaço reservado, aqui vão algumas dicas para construir a sua quadra de Tênis.

Preparação do terreno

Quando se inicia uma obra, seja para construir ou reformar, o primeiro passo é sempre a preparação do terreno, isto porque você, definitivamente, não quer que o solo da sua quadra de Tênis se mova com o passar do tempo, não é mesmo? Por esse motivo, a construção da sua quadra deve envolver uma escavação, caso o terreno não seja plano, e a instalação de um sistema de drenagem adequado.

Vale ressaltar que para a preparação do terreno, é preciso levar em consideração os diferentes tipos de pisos disponíveis para o Tênis de quadra, isto porque, dependendo da sua escolha, será necessário uma camada adicional.

Escolha de piso

Entre as opções de piso, a mais utilizada em torneios profissionais é o hard court, ou piso duro. Construído por meio de diversas camadas, este piso de quadra de Tênis, o hard court também é composto de diferentes materiais, como concreto, borracha, revestimento em polipropileno, entre outros. Além de excelente para jogos rápidos e diretos de Tênis de quadra, o piso duro não requer constantes manutenções, sendo prático para locais cobertos.

Outra opção para o solo, se você está pensando em construir a sua quadra de Tênis, é o clay court, ou piso de saibro como é conhecido no Brasil. Sendo a mais utilizada atualmente, a quadra de saibro combina terra batida com uma camada de pó de telha, garantindo um baixo custo de construção. As vantagens para o tenista vão desde alcançar bolas difíceis, conseguindo deslizar pelo solo, até uma bola com mais atrito, atingindo pontos mais altos no quique. No entanto, é importante ter em mente que o piso de saibro requer constantes manutenções, sendo necessário deixar a terra sempre uniforme para a prática do Tênis de quadra.

Já se a sua preferência para a quadra de Tênis for pelo tradicional piso de grama, saiba que, apesar de ser bonito e apresentar grandes vantagens como a redução de impacto nas articulações do tenista, esta opção de solo tem caído em desuso. O grass court, como também é conhecido, apresenta um custo maior com relação às outras opções, exigindo maiores investimentos com manutenção. Isso sem contar com a diminuição do atrito causado pela grama, o que aumenta a chance de o jogador escorregar, além de fazer com que a bola de Tênis perca a velocidade.

Quanto mede uma quadra de tênis?

É claro que, para construir a sua quadra de Tênis, como em qualquer outra construção ou reforma, é preciso utilizar medidas de base, seguindo sempre a nomenclatura oficial do esporte.

Para jogos simples, ou individuais, jogados por um tenista de cada lado, a medida oficial da quadra de Tênis é de 23,77 metros de comprimento, já a largura é de 8,23 metros, que são demarcados pelas linhas internas. Agora, se você planeja construir uma quadra para jogos em duplas, o comprimento não se altera, porém a largura passa a ser de 10,97 metros, para que os jogadores tenham espaço o suficiente para se movimentar sem afetar o desempenho da partida.

No entanto, você não deve esquecer de que essas são as medidas internas da quadra. Para construí-la de forma correta, precisa haver uma margem de segurança ainda maior. Portanto, é necessário reservar uma área de 36 metros de comprimento e 18 metros de largura.

Medidas da rede de Tênis

Outras medidas fundamentais para jogar Tênis de quadra na sua casa se referem ao tamanho da rede que, por si só, possui 0,914 metros de altura, e fica suspensa ligada a dois postes 1,07 metros de altura, um de cada lado da quadra, no entanto, a altura da rede pode ser ajustada caso seja necessário.

Quanto custa construir uma quadra de Tênis?

Conhecer as medidas oficiais, as opções de piso e outros detalhes da construção de uma quadra de Tênis, sem dúvidas, é primordial para realizar o seu sonho de tenista. Mas é claro que a pergunta que não quer calar é “quanto custa?”.

Além do espaço que você precisa reservar no seu quintal, é preciso separar um investimento para construir a sua quadra de Tênis. Levando em consideração o estilo que você pretende fazer, os materiais necessários e a possível mão de obra, os valores ficam em torno de 25 a 30 mil reais.

Tenista, agora que você já está preparado para construir uma quadra de Tênis no seu próprio quintal, que tal conferir os melhores equipamentos e acessórios da modalidade no site da Pró Spin? Clique aqui e aproveite! 

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.