jogadora de tenis em quadra segurando a bola
Quadra de Tênis: Veja como construir a sua!
01/11/2022
jogadoras de beach tennis
Categorias do Beach Tennis
22/11/2022

Esporte Olímpico: Curiosidades sobre o Tênis

jogador de tenis

Conheça a história do Tênis como esporte olímpico e as principais regras para as disputas na maior competição esportiva do mundo.

Se existe um esporte que tem feito a cabeça dos brasileiros, essa modalidade é, sem dúvidas, o Tênis de quadra, sendo uma das 10 atividades esportivas mais praticadas no Brasil! Quem já é fã do esporte sabe a emoção de acompanhar, anualmente, os torneios mundiais e ver grandes atletas conquistando títulos como Australian Open, Wimbledon, US Open, entre outros.

Mas a cada quatro anos, essas disputas ficam ainda mais emocionantes com os Jogos Olímpicos, ou simplesmente Olimpíadas. Será que você sabe quando o Tênis se tornou um esporte olímpico? Ou que o Brasil já até chegou às quartas de final na maior competição esportiva do mundo?

Neste artigo, confira essas e outras curiosidades sobre o Tênis de quadra como esporte olímpico!

O Tênis como esporte nos Jogos Olímpicos

Sendo um esporte tão difundido mundialmente, era de se esperar que a história do Tênis, como esporte olímpico, fosse muito antiga. Disputada na primeira edição dos Jogos Olímpicos, em 1896, a modalidade esteve presente nas Olimpíadas de Atenas apenas com as categorias simples e em duplas masculinas.

Foi somente na edição seguinte, em Paris, que o esporte olímpico passou a abranger a categoria simples para as mulheres. As duplas femininas de Tênis tiveram que esperar por mais 20 anos para que pudessem competir nas Olimpíadas, estreando nas quadras da Bélgica.

Infelizmente, a alegria durou pouco, e logo o Tênis deixou o programa olímpico, após os Jogos de Paris, no ano de 1924, devido a novas e inflexíveis regras, criadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que excluía o esporte das próximas competições.

Mesmo sendo disputado como esporte de demonstração nos anos de 1964 e 1984, foram longos anos até que o Tênis, finalmente, retornasse ao programa olímpico em 1988, nas Olimpíadas de Seul. Desde então, a modalidade permanece com um esporte olímpico em todas as edições do campeonato mundial.

Que os tenistas precisam vencer diversos obstáculos para participar das Olimpíadas não é novidade, mas quais são os regulamentos para competir e outras regras do Tênis como esporte olímpico?

Regras do torneio de tênis nas Olimpíadas

As regras para a classificação de tenistas para as Olimpíadas são baseadas nos rankings da ATP (Association of Tennis Professionals) para atletas masculinos e WTA (Women’s Tennis Association) para as mulheres, que indicam os melhores tenistas do mundo, assim como quem irá participar tanto dos principais torneios de Tênis, quanto dos Jogos Olímpicos.

Segundo os regulamentos, são disponibilizadas 172 vagas no total, que serão distribuídas pela Federação Internacional de Tênis (ITF). A confederação de cada país pode classificar até 12 tenistas, sendo 6 homens e 6 mulheres. Vale ressaltar, no entanto, que destes atletas classificados para a disputa do esporte olímpico, serão até 4 jogadores da categoria simples, e duas equipes da categoria de duplas. E ainda, um tenista podendo competir tanto em disputas simples quanto em duplas.

Regras das disputas de Tênis para a categoria simples

As regras dos torneios de Tênis simples nas Olimpíadas começam pela quantidade de atletas, sendo 64 tenistas homens e 64 mulheres. A formação das chaves para a disputa do esporte olímpico é baseada nos seguintes critérios, estabelecidos pelo COI:

  • Os 56 melhores atletas do ranking mundial entram direto;
  • Por classificação final, 12 tenistas – 6 homens e 6 mulheres -, seguem uma ordem de prioridade: 
  1. O melhor atleta do país sede dos Jogos Olímpicos daquele ano;
  2. O melhor tenista de cada continente que não tiver um representante, contato que esteja entre os primeiros 300 colocados nos rankings;
  3. Até 2 campeões olímpicos ou de Grand Slam que estejam, obrigatoriamente, entre os primeiros 200 colocados;
  4. Até 2 melhores tenistas do ranking entre países sem representantes.
  • 4 atletas, dois de cada categoria, por convite.

Regras das disputadas de Tênis em duplas

Já os regulamentos para a categoria de duplas do esporte olímpico selecionam 32 duplas masculinas e femininas. Na formação de chaves também são seguidos os critérios abaixo:

  • Os 10 melhores colocados no ranking da categoria de Tênis em duplas, assim como seus parceiros;
  • As 14 melhores duplas de acordo com a soma dos rankings, podendo ser tanto simples quanto de duplas, o que tiver a maior pontuação;
  • 8 atletas levando em consideração a seguinte ordem de prioridade:
  1. A melhor dupla do país sede das Olimpíadas, caso ele ainda não tenha uma dupla classificada, contanto que os tenistas estejam entre as primeiras 500 posições do ranking, quando somada a pontuação da dupla;
  2. As melhores duplas do ranking que não tenham representantes.

Regras dos torneios de Tênis em duplas mistas

E é claro que não poderiam faltar os regulamentos da categoria de duplas mistas do Tênis com um esporte olímpico. No total, são classificadas 16 duplas, de acordo com as regras abaixo:

  • As 12 melhores duplas, de acordo com a soma de seus rankings;
  • 4 tenistas seguindo os seguintes critérios como base:
  1. Assim como as duplas masculinas ou femininas, a melhor dupla do país sede dos Jogos Olímpicos, caso não haja uma dupla classificada, contanto que os atletas estejam entre os primeiros 500 colocados nos rankings, quando somada a pontuação;
  2. A melhor dupla mista de cada continente que não tenha um representante, desde que esteja entre os primeiros 300 do ranking;
  3. As melhores duplas do ranking que não tiverem representantes.

Curiosidades sobre o Tênis como esporte olímpico

Agora que você já sabe todos os detalhes do Tênis nos Jogos Olímpicos, vale conhecer, também, as principais curiosidades sobre uma das modalidades mais famosas do mundo!

Uma das curiosidades que mais interessa quando falamos sobre Olimpíadas são, com toda a certeza, as medalhas! Atualmente, o país com mais medalhas do esporte olímpico é o Reino Unido, que conta com 43 no total. No entanto, quem mais soma medalhas de ouro são os EUA que, no total, possui 39 medalhas no Tênis nos Jogos Olímpicos.

Já atualmente, os atletas que colocaram o seu nome na história do Tênis de quadra com o maior número de medalhas são, sem nenhuma surpresa, as irmãs Venus e Serena Williams, com 5 e 4 medalhas respectivamente. Inclusive, você sabia que 3 dessas medalhas foram conquistadas quando as irmãs estadunidenses jogavam juntas, em duplas?

Enquanto isso, apesar de não ter conquistado medalhas no Tênis olímpico, o Brasil esteve em 9 das 16 edições em que a modalidade fez parte. Além disso, temos dois grandes tenistas que chegaram a disputar as Olimpíadas, sendo eles Fernando Meligeni e Gustavo Kuerten, também conhecido como Guga.

E aí, curtiu aprender mais sobre o Tênis como esporte olímpico? Com tantas informações, você já está até mais próximo de competir em uma Olimpíada! Mas se você está apenas começando a praticar a modalidade, a Pró Spin possui a maior variedade de equipamentos de Tênis de quadra e, é claro, com os melhores preços do mercado! Clique aqui e aproveite!

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.