Rio Open
O maior torneio de tênis da América do Sul, o Rio Open, teve sua primeira edição realizada no ano de 2014 e teve a participação de dois atletas Top 5 do mundo, Rafael Nadal e David Ferrer. Sediado no Jockey Club Brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro, teve suas partidas disputadas em quadras abertas de saibro. São cinco quadras para a realização dos jogos oficiais e três para treinos, com capacidade para até sete mil torcedores na quadra principal.
Nesta edição inicial, foram oito dias de evento, com 150 jogadores, 125 partidas, 350 jornalistas credenciados, além de ter sido transmitido para mais de 100 países. E o campeão da vez? Rafael Nadal, o grande nome espanhol (e do mundo!) no tênis. Entre os nomes brasileiros, Thomaz Bellucci foi o que chegou às quartas-de-final.
Organizado pelo grupo de entretenimento e esportes IMX, o torneio supre a etapa de Menphis (EUA), que acabou saindo do calendário das organizações mundiais do esporte em 2014.
O Rio Open, junto a outros 10 eventos compõe a categoria ATP World Tour 500, sendo que o evento carioca é um dos 20 torneios mais importantes do calendário ATP, o que o torna o mais importante evento esportivo anual da cidade e um dos poucos torneios ATP 500 de todo o mundo, junto a Hamburgo e Barcelona.
Mas por que ele se tornou o maior torneio de tênis da América do Sul? A resposta está no fato de ele reunir, simultaneamente, uma etapa do ATP 500 e, também, da WTA Internacional – que almejam levar o evento para outros lugares do Brasil e até do mundo.
São torneios masculinos, femininos, de simples e de duplas, que em sua primeira edição premiou com nada menos do que US$ 1,25 milhão no masculino e, aproximadamente, US$ 250 mil no feminino.
A segunda edição do grande torneio ocorre em 2015, entre os dias 16 e 22 de fevereiro, na semana do maior evento do país: o carnaval. O Jockey Club Brasileiro, na Gávea, receberá novamente o campeão Rafael Nadal, além de milhares de fãs. Haja festa e calor, hein?!