Brasil Open
Criado em 2001, o prin07cipal e mais antigo torneio de tênis do país – o Brasil Open -, da série ATP TOUR 250, realizado pela ATP (Associação de Tênis Profissional), irá alcançar sua 15ª edição em 2015. Desde sua criação, até o ano de 2011, o torneio ocorria na Costa do Sauípe, Bahia. No início, era disputado em quadra rápida, após o US Open, que acontece em setembro em Nova York.
O responsável por trazer um torneio ATP ao Brasil foi o Aberto da Costa do Sauípe. Antes, o país teve torneios entre 1986 e 1993. Um deles foi o Aberto de Itaparica, que teve, ao todo, cinco edições, com ganhadores como o norte americano André Agassi e Mats Winlander.
Mas nos anos de 1991 até 1993, o torneio foi substituído pelo, então, São Paulo Open, que se tornou um torneio ATP apenas em 1991 (tal torneio já havia sido um ATP apenas por um ano, em 1976, quando foi realizada a maior e melhor partida de tênis disputada em terras nacionais, e que trouxe uma grandiosa final ao público: com ninguém menos que o sueco Bjorn Borg e o argentino Guillermo Vilas).
Simultaneamente, um outro torneio de tênis, também ATP, o Aberto do Rio de Janeiro foi disputado em 1989 e 1990. Logo depois, em 1991 e 1992, vinha o Aberto de Búzios.
Todos esses torneios, incluindo o próprio Brasil Open, trouxeram oportunidades para que alguns dos principais nomes do tênis brasileiro ampliassem as vitórias nacionais em títulos ATP.
Em 2004, ainda na Costa do Sauípe, vieram algumas novidades: um novo piso, o de saibro e a mudança da data para fevereiro.
Atualmente, os jogos acontecem no Ginásio do Ibirapuera, na capital paulista, e o campeão é laureado com 250 pontos no “Ranking de Entradas” e ainda leva pra casa uma quantia no valor de, aproximadamente, US$ 75.700. Uma baita grana!
E para fechar, não poderiam ficar de fora os principais nomes que brilham em quadras mundo à fora, levando a bandeira do Brasil onde quer que estejam. São eles: Fernando Meligeni, André Sá, Jaime Oncins, Roberto Jabali e claro, Gustavo Kuerten.
A edição de 2015 já está aí. Em fevereiro, as quadras do “Ibira” prometem agitar São Paulo! Um grande torneio de tênis em terras nacionais…não dá pra perder, não é mesmo?