A Copa Davis é a mais importante competição por equipes do tênis mundial. Em um esporte em que os principais instrumentos de trabalho são a raquete, a testeira, um calçado específico e, quase sempre, é individualista, o torneio permite aos jogadores de cada país reunirem-se com os atletas de mesma nacionalidade.
A origem do campeonato vem da disputa, em 1900, entre os americanos Dwight Davis, Holcome Ward e Malcolm Whitman e os ingleses Ernest Black, Arthur Gore e Herbert Barret. Em um desafio que prometia vitória aos ingleses, tidos, na época, como os melhores do mundo, tudo saiu diferente do esperado. Os americanos saíram campeões e a competição recebeu o nome de Copa Davis.
Formato Atual
Com a adesão de outros países ao longo dos anos e atingindo seu auge em 1923, com 13 países inscritos, a Davis chegou a ser interrompida por cinco anos em razão da Segunda Guerra Mundial e voltou a ser disputada em 1946. Depois de sofrer algumas mudanças, a Copa Davis teve seu formato ajustado nos moldes atuais em 1989.
Realizado em quatro semanas no ano para não complicar o calendário da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), concorrem ao torneio 16 países que são definidos por meio do ranking da International Tennis Federation (ITF).
O vencedor da Copa Davis de 2013 foi a República Tcheca. O campeonato de 2014 teve início em janeiro e será finalizado no dia 23 de novembro. Em setembro, as semifinais serão disputadas entre a Republica Tcheca e a França e a Itália contra a Suíça.