Sorteio
Regras de tênis
O primeiro saque do jogo é definido através de um sorteio. O vencedor pode escolher entre o primeiro saque ou o lado da quadra a executar o primeiro game.
Saque
Sacador: Jogador que inicia o ponto.
Recebedor: Jogador que está do lado oposto da rede.
O sacador deve iniciar qualquer game obrigatoriamente do lado direito da quadra, entre a marca que divide a linha de fundo e a linha que delimita o jogo de simples (individual) ou a quadra de duplas. Apesar de o recebedor também se posicionar ao lado direito da sua quadra, ele não tem lugar obrigatório para ficar.
A bola sacada tem que passar sobre a rede, sem tocá-la, e atingir o outro lado dentro da “área de saque”. Caso erre a primeira tentativa de saque, o sacador terá direito a uma segunda tentativa, se errar novamente, o sacador comete uma dupla-falta, perdendo assim o ponto.
Let
Regras de tênis: Expressão em inglês utilizada para pedir a repetição de um ponto em função ao despreparo do jogador ou uma interferência externa da partida.
Ele pode ser solicitado tanto pelo juiz quanto pelos jogadores. O let ocorre durante a execução de um saque quando a bola resvala a rede, cinta ou fita e cai na área correta, ou toca o recebedor antes de tocar o chão, ou toca a raquete do recebedor antes de tocar o chão.
Ordem de serviço
O tenista que realizar o saque no primeiro game, será obrigatoriamente o recebedor no segundo, alternando até o fim do jogo.
Troca de lado
Os jogadores trocam de lado ao final do primeiro game e em seguida a cada dois games, ou seja, sempre que a soma do placar for ímpar.
Bola em Jogo
A bola esta em jogo a partir do momento que é golpeada no saque.
Se houver erro de um jogador e o oponente continuar a disputa do ponto, ele não poderá reclamar da falha após o encerramento do ponto. A marcação do erro tem que ser imediata, seja pelos árbitros ou pelos jogadores.
Perda de Ponto
Regras de tênis: o jogador perde um ponto se:
– Como recebedor, a bola sacada tocar qualquer coisa que vista ou carregue, antes de tocar o solo;
– O sacador errar as duas tentativas de saque;
– Não conseguir rebater a bola acima da rede;
– Rebater a bola contra o seu próprio lado da quadra;
– Carregar ou conduzir a bola em sua raquete ao golpear ou tocar a bola com a raquete mais de uma vez;
– Tocar com a raquete ou não a rede, fita, poste, paus de simples, cabo, faixa ou solo dentro da quadra do oponente, enquanto a bola estiver em jogo;
– Golpear a bola antes que ela tenha passado a rede;
– A bola em jogo tocar no jogador (exceto na raquete);
– Atirar sua raquete e acertar a bola;
– Mudar o formato da raquete durante o jogo.
O jogador per ponto quando comete qualquer ato que prejudique seu adversário na execução do golpe. Caso o ato seja involuntário, o ponto deve ser repetido.
Contagem
A contagem no jogo de tênis se divide em “game e set”. Dependendo do tipo de torneio, são necessários seis games no mínimo para completar um set. Em um torneio com o sistema “set-profissional”, o set é único e o mínimo é de oito games.
Para vencer um jogo são necessários dois sets (jogos com melhor-de-tres) ou três sets (melhor-de-cinco).
Game
Cada game é disputado por, no mínimo quatro pontos. Ele compõe um set. os lances tem pontuação progressiva de 15, 30, 40 e game. Em caso de empate (40-40), é necessário ganhar dois pontos consecutivos para vencer o game.
Set
Vence o jogador que somar seis games vencidos, com a diferença mínima de dois games. Quando acontece um empate de cinco games, o placar se estende até sete.
Tiebreak
Game especial onde cada lance vale um ponto. Vence o jogador que ganhar sete pontos primeiro, desde que tenha uma diferença mínima de dois pontos.
Supertiebreak
Jogado da mesma forma que o Tiebreak, porém ao invés de sete, vai até dez pontos, sempre havendo uma diferença mínima de dois pontos.
Recomenda-se descanso de 2 minutos antes de se iniciar o supertiebreak.
(Fonte: Entenda o Tênis – José Nilton Dalcim)