Blog da Pró Spin

Como escolher uma raquete de Beach Tennis?

raquete de beach tennis

Saiba em detalhes como escolher a melhor raquete de Beach Tennis e confira dicas exclusivas sobre o equipamento.

O Beach Tennis, esporte que combina Vôlei e Tênis, tem feito sucesso pelas praias ao redor do mundo, e é claro que os brasileiros não ficariam de fora dessa. Com cada vez mais adeptos, é de se esperar que os iniciantes fiquem em dúvida sobre alguns quesitos relacionados à prática, principalmente quando falamos de itens obrigatórios da modalidade.

Se você é um jogador principiante e tem se perguntado quais os melhores equipamentos, em especial as raquetes, encontrou o artigo certo! Descubra como escolher a raquete de Beach Tennis e outros detalhes importantes para fazer a melhor aquisição!

Qual é a melhor raquete de Beach Tennis?

Escolher a melhor raquete de Beach Tennis não precisa ser uma tarefa tão difícil, guarde seu esforço para as partidas. Para te ajudar nessa busca, saiba que existem alguns fatores decisivos na hora de optar por uma raquete para a prática da modalidade. Entre espessura, furação, superfície, o mais importante é mesmo o material, e são diversas as opções do mercado: madeira, titânio, kevlar, fibra de carbono e as mais conhecidas, as raquetes de Beach Tennis de fibra de vidro.

E agora, com tantas opções de materiais, como escolher a raquete de Beach Tennis? A resposta é simples, basta optar conforme o seu nível de experiência no jogo, isto porque o material é o fator de maior influência no desempenho do atleta, assim como no valor do produto. Uma dica especial para os iniciantes: escolham as raquetes de Beach Tennis de fibra de vidro!

Quer saber mais sobre cada um dos materiais disponíveis no mercado para escolher a melhor raquete de Beach Tennis? Então conheça, a seguir, os tipos de raquete em detalhes!

Os tipos de raquete

Se você está pensando em começar a jogar o Tênis de Praia, com certeza já deu uma pesquisada nos equipamentos necessários para a prática do esporte e se deparou com uma porção de opções de raquetes. Caso tenha ficado com uma pontinha de dúvida entre qual seria a melhor raquete de Beach Tennis, fique tranquilo, pois vamos abordar cada um dos materiais em detalhes para você. Confira!

Raquetes em madeira

Para quem está começando no esporte, o melhor é procurar por itens mais baratos até pegar a prática e conhecer as estratégias básicas do jogo. Apesar de não serem tão comuns de se ver, as raquetes em madeira são bem acessíveis e oferecem a estrutura ideal para saques, ataques e defesas de beach tenistas iniciantes.

Raquetes de fibra de vidro

Seguindo a mesma linha que o tipo anterior, as raquetes de Beach Tennis de fibra de vidro são uma excelente opção para quem quer aprender a jogar. Elas apresentam uma ótima elasticidade, absorção de impacto e potência para a batida. A única desvantagem aqui é que elas exigem mais das mãos e dos braços, podendo ocasionar lesões caso você pratique o esporte com grande frequência, por isso, comece aos poucos, respeitando o limite do seu tempo e corpo.

Raquetes de fibras de carbono

Já se você joga com mais frequência, a melhor raquete de Beach Tennis será feita de outros materiais, como fibra de carbono, por exemplo. Um dos tipos de raquete mais utilizados no Brasil, são classificados de acordo com a quantidade de microfilamentos de carbono por fio: 1K, 3K, 12K e 18K são os mais comuns. Estes equipamentos são menos flexíveis e mais rígidos, porém oferecem maior potência e excelente durabilidade.

Para saber como escolher a raquete de Beach Tennis de fibras de carbono, lembre-se que quanto maior for o número de K – como são chamados os microfilamentos -, mais durável e rígido será a sua raquete, garantindo um maior controle para o beach tenista.

Raquetes de titânio e kevlar

Caso o seu nível de experiência no Tênis de Praia seja de intermediário a avançado, pode investir em raquetes de Beach Tennis de materiais mais tecnológicos, como é o caso do titânio e kevlar. Assim como os equipamentos de fibras de carbono, as raquetes mencionadas neste item também apresentam menos flexibilidade, e são bem mais rígidas.

Apesar de serem mais pesadas e exigirem maior precisão do atleta, as raquetes de Beach Tennis de titânio e kevlar garantem muito mais potência em saques e rebatidas, o que permite que jogadores mais habilidosos façam jogadas incríveis.

Na sua busca pela melhor raquete de Beach Tennis, com certeza deve ter encontrado equipamentos que misturam os materiais, como fibra de carbono e kevlar. Saiba que estas também são excelentes opções para beach tenistas de nível avançado.

Conhecer os tipos de raquete disponíveis no mercado já deve ter sanado algumas de suas dúvidas, certo? Mas e quanto aos outros fatores decisivos na hora de encontrar a melhor raquete de Beach Tennis? Entenda a importância de cada um deles!

Espessura da raquete

Além do material, outro fator importante na hora de escolher a melhor raquete de Beach Tennis está ligado a espessura do equipamento. A dica é clara: Quanto maior a espessura, mais fácil rebater a bola com potência.

Para o jogador principiante, o ideal é optar por raquetes mais espessas, tendo por volta de 21 mm ou mais. Já para os beach tenistas mais habilidosos são recomendadas as raquetes mais finas, que, apesar de exigirem mais força na rebatida, garantem muito mais controle e precisão a cada movimento. 

Superfície

A vantagem da superfície áspera não é apenas colocar efeitos a cada jogada para atacar de forma inesperada, mas também proporcionar um maior controle com a bola. Por mais que os efeitos sejam mais comuns aos jogadores em níveis avançados, a sugestão é que você, iniciante, já se acostume com este tipo de superfície, por isso, a dica para te ajudar a como escolher a raquete de Beach Tennis é buscar por equipamentos com a superfície mais áspera.

Furação: Para que servem os furos na raquete de Beach Tennis?

É claro que não poderíamos deixar de sanar a dúvida mais frequente com relação a procura da melhor raquete de Beach Tennis: para que servem os furos no equipamento? 

Você certamente notou que as raquetes de Tênis de Praia possuem diversas furações, e que o número de furos e sua disposição no equipamento podem variar de acordo com o modelo. Os furos da raquete influenciam diretamente no desempenho do item, e servem para diminuir a resistência do ar, o que facilita a movimentação. Saiba diferenciar os modelos de acordo com as suas preferências no esporte:

Para jogos ao ar livre a melhor raquete de Beach Tennis deve ter, em média, 60 furos que, apesar de exigirem uma força maior para golpes potentes, acabam cansando menos o corpo ao longo da partida.

Agora que conheceu todos os detalhes sobre o principal equipamento para o Tênis de Praia, com certeza saberá escolher a melhor raquete de Beach Tennis. Que tal visitar a nossa loja e escolher um entre os diversos modelos disponíveis? Basta clicar aqui e se jogar na partida!

Post Options

O Beach Tennis é uma prática que tem crescido cada vez mais aqui no Brasil! Por isso mesmo que, aqui na Pró Spin nós temos recebido cada vez mais perguntas sobre os melhores equipamentos, em especial os materiais das raquetes, peso, quantidade de furos, etc… E para sanar essas dúvidas e outras dúvidas que nós criamos este artigo. Confira: 

Qual é a melhor raquete de Beach Tennis?

O material é um dos fatores decisivos na hora da escolha de uma raquete para a prática do Beach Tennis, e existem diversas opções disponíveis no mercado, entre elas; madeira, fibra de vidro, titânio, e kevlar. O que irá determinar o material mais adequado é justamente o seu nível de experiência no jogo. 

Raquetes em madeira e Fibra de Vidro. 

As raquetes em fibra de vidro e madeira, por exemplo, são mais indicadas para iniciantes que pretendam se desenvolver no esporte. 

Apesar de não serem muito comuns, raquetes em madeira costumam ser muito mais baratas, sendo uma boa escolha para quem ainda está conhecendo o esporte. Elas ainda oferecem uma boa estrutura para saques e rebatidas no caso de iniciantes. 

Ainda nessa linha, as raquetes de fibra de vidro também são uma excelente opção para quem quer aprender a jogar. Elas apresentam uma excelente elasticidade, absorção de impacto e potência para a batida. A desvantagem aqui é que elas exigem mais das mãos e dos braços, podendo ocasionar lesões caso você pratique o esporte com grande frequência. 

Raquetes em Fibras de Carbono, Titânio e Kevlar. 

Se você já se encontra em um nível intermediário ou avançado no beach tennis e costuma jogar com frequência, então é o caso de investir em uma raquete com uma tecnologia um pouco mais avançada, que oferecem um maior controle e previnem lesões. Esse é o caso das raquetes confeccionadas com Fibras de Carbono, Titânio e Kevlar e com misturas desses materiais. 

Por não absorverem tanto o impacto da bolinha, elas não requerem tanto esforço das mãos e dos braços, mas podem exigir uma maior precisão por parte dos jogadores. 

Espessura da raquete 

Outro fator importante na hora de escolher a sua raquete de Beach Tennis está ligado a espessura do equipamento. Quanto maior a espessura, mais fácil rebater a bola com potência, sendo que esses modelos são mais indicados para jogadores iniciantes. 

Para os jogadores mais habilidosos são recomendadas as raquetes mais finas, que, apesar de exigirem mais força na rebatida, garantem muito mais controle e precisão a cada movimento. 

Para que servem os furos na raquete de Beach Tennis?

Os furos da raquete servem para diminuir a resistência do ar, o que facilita a movimentação. Para partidas ao ar livre é melhor optar pelos modelos com 60 furos que, apesar de exigirem uma força maior para golpes potentes, acabam cansando menos o corpo ao longo da partida. 

Agora que você já sabe praticamente tudo sobre as raquetes de beach tennis, que tal visitar a nossa loja e escolher um entre os diversos modelos disponíveis? Basta clicar aqui e boas partidas!