Se você é um entusiasta do tênis, provavelmente já ouviu falar sobre o equilíbrio da raquete, certo? Esse termo se refere à forma como o peso da raquete está distribuído, podendo estar concentrado mais a frente, na cabeça, equilibrado, ou então mais concentrado no cabo.
Isso irá interferir diretamente na força e no controle que o equipamento exerce sobre a bola e também na segurança do jogador, evitando lesões decorrentes da prática do esporte. Nesse artigo nós explicamos melhor como o equilíbrio da raquete interfere no seu desempenho e também na sua segurança. Confira:
Raquetes de cabeça pesada (CP).
Quanto mais a massa da raquete se afastar do centro pendendo para a cabeça, maior será a força da gravidade exercida nessa parte do equipamento. Uma vez que a raquete entre em contato com a bola, o peso efetivo da cabeça parecerá muito maior do que realmente é. Na prática isso implica em uma maior potência na jogada, mas também uma menor precisão e controle.
Além disso, o peso na cabeça da estrutura adiciona um torque extra ao pulso, cotovelo e ombro durante o balanço, podendo gerar lesões em tenistas mais inexperientes ou com pouco condicionamento físico.
Raquetes equilibradas (E)
As raquetes equilibradas apresentam características mistas entre ambas, não trazendo nem toda a potência daquelas de cabeça pesada, nem o controle das cujo peso se encontra mais distribuído no cabo.
Esse modelo não possui grandes contra-indicações, podendo ser utilizado por jogadores de todos os níveis, especialmente aqueles que possuem um swing intermediário.
Raquetes de cabeça leve (CL)
Esse modelo garante muito mais controle sobre a bola, mas uma grande perda de potência na batida, exigindo um movimento do braço muito maior. Justamente por isso ela é mais indicada para jogadores que apresentem um swing longo, o que a torna ideal para os níveis intermediários e avançados.
Como escolher o melhor equilíbrio para a raquete?
Isso dependerá muito do seu nível enquanto jogador, seu condicionamento físico, swing e frequência no esporte.
Curiosamente, a maior parte dos modelos de raquetes para iniciantes trazem justamente o peso na cabeça. Isso não necessariamente será um problema, caso você seja um praticante ocasional. Mas no caso de tenistas iniciantes, que praticam com uma maior frequência e pretendem se desenvolver no esporte, a melhor escolha seria uma raquete de peso equilibrado.
Caso você se encontre em um nível intermediário ou avançado e tenha um swing mais longo, então a melhor opção com certeza será a raquete de cabeça leve, que irá garantir uma grande precisão às suas jogadas.
Aqui na Pró Spin nós temos a raquete ideal para o seu perfil. Clique aqui e confira, são mais de 70 modelos para você escolher!