Sua primeira raquete
Para quem pretende entrar no universo do tênis, podem existir diversas dúvidas sobre qual material utilizar, o que procurar e como fazer. Para esclarecer alguns pontos que podem ser nebulosos ao iniciante, separamos algumas dicas para quem pretende comprar sua primeira raquete de tênis, permitindo que seu desempenho não seja comprometido por falta de cuidados básicos.
A Pró Spin conta uma sessão online de raquetes para iniciantes, ideal para guiar sua escolha, mas antes de decidir, veja algumas dicas para escolher aquela que melhor atende suas necessidades.
Profissional ou amadora
No momento de comprar sua primeira raquete de tênis, primeiramente você precisa pensar sobre a sua paixão pelo esporte. Se o seu objetivo é praticá-lo por pouco tempo, uma raquete mais básica e econômica poderá atender àquilo que você procura.
Para quem deseja praticar o esporte por muito mais tempo, provavelmente chegando ao nível profissional, vale a pena investir em um modelo mais incrementado e de alta qualidade. Apesar do investimento inicial ser mais alto, a durabilidade do produto garante o desempenho, além de assegurar o conforto do atleta.
Escolhendo o melhor perfil
Para quem está começando agora nas quadras, o mais indicado é a utilização de um perfil (ou largura) maior. Quanto mais larga a raquete for, maior será a facilidade com que ela “repele” a bola, diminuindo o esforço e ajudando o ombro – que é a parte que mais sofre com o impacto repetitivo durante a partida. Ao aumentar o efeito spin, o conforto também recebe uma melhoria significativa.
Cuidado com o peso da raquete
O mais recomendável para quem é principiante no tênis são as raquetes mais leves, que, preferencialmente, não ultrapassem as 300 gramas. Os modelos mais pesados são indicados para quem já possui experiência, pois exigem mais força e habilidade. Para quem ainda está aprendendo a técnica, o peso pode ser um empecilho, podendo sobrecarregar o ombro e os braços durante os treinos.
A empunhadura ideal
Apesar de existirem diversos tamanhos de empunhadura, no Brasil as mais comuns são a 2, 3 e 4. Para atletas bastante jovens ou que possuem mãos menores, a empunhadura de tamanho 2 poderá servir perfeitamente. Para as pessoas com mãos maiores, a 3 – considerada média – poderá atender de maneira eficiente as principais necessidades do aprendiz.
No momento de começar seu treino pense sempre no seu bem-estar e adquira o produto ideal para você e seu estágio de habilidade no esporte. Depois de escolher sua raquete, crie uma rotina de exercícios e atividades para o seu desenvolvimento como tenista. Bom treino!