Começar no esporte usando itens de primeira qualidade não é ruim, muito pelo contrário, se uma pessoa deseja ingressar no tênis optando por usar um material top de linha, além de desfrutar de benefícios que não estão diretamente ligados ao nível de seu jogo, como o conforto, menores vibrações nocivas ao braço do atleta, peso, ela não precisará trocar de raquete rapidamente.
É super natural, após poucos meses de treino, o tenista sentir a necessidade de um material melhor, pois o mais simples acaba limitando sua evolução no tênis.
Para quem é iniciante no assunto, a raquete mais indicada é aquela que tem como cabeça oversize ou super-oversize (107-135 polegadas quadradas), são leves (227- 270 gramas), mais compridas (68,5 – 74 cm), mais rígidas e com o equilíbrio deslocado em direção à cabeça de forma a reter o peso na área de contato. São recomendadas para jogadores com um swing mais curto e lento e que desejam mais força da raquete.
Por fim, se você está começando no tênis, com certeza irá encontrar produtos que cabem no seu orçamento. Iniciar com modelos mais simples não irá atrapalhar, mas caso você inicie os treinos com uma boa raquete, não precisará trocar tão cedo, ou seja, durará o quanto você conservar e ainda terá benefícios, principalmente na área de firmeza no golpe e menores vibrações ao braço.
Uma dica super válida para quem quer algo de melhor qualidade, é buscar um modelo com a menor quantidade possível de alumínio na liga (as raquetes mais simples são feitas em alumínio ou fusão de alumínio com grafite, o que gera maior vibração).