Esportes com raquete
Esportes com raquete: Saiba quais benefícios oferecem!
10/12/2021
Tênis
Saiba quais as evoluções da tecnologia no tênis
13/12/2021

Saiba quais são os fundamentos do tênis de mesa

tênis de mesa

O tênis de mesa é um esporte cujo nome é praticamente auto-explicativo. Conhecido popularmente como ping-pong, a modalidade é uma adaptação do tênis de quadra, que surgiu na Inglaterra, no século XIX. Poucas pessoas sabem, mas o nome popular dessa prática se deu pelo barulho que a bolinha usada faz ao tocar a raquete ou a superfície da mesa.

Inicialmente o esporte foi dominado por atletas da Europa Central, mas a partir dos anos 1950, atletas advindos dos países asiáticos passaram a ser verdadeiras potências internacionais do tênis de mesa e até hoje dominam o ranking da modalidade. 

No Brasil, o primeiro campeonato oficial aconteceu em 1912 e vem se popularizando, principalmente pela presença nos jogos olímpicos e paralímpicos. Recentemente, o mesatenista brasileiro Hugo Calderano conquistou uma posição inédita para o país e entrou para a lista de top 4 atletas no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).  

Uma das diferenças do tênis tradicional para o tênis de mesa é que ao invés de entrarem em quadra, os jogadores ficam ao redor de uma mesa, com uma rede que divide a superfície dela. A famosa bolinha amarela revestida dá lugar a uma pequena bolinha branca oca e as raquetes de cabo longo, com tramas, são substituídas por mini-raquetes 

Os fundamentos do tênis de mesa são muito parecidos com os do tênis de quadra. O objetivo principal do jogo é marcar pontos e, após o saque (movimento inicial), a bolinha não pode tocar a área dos jogadores por mais de uma vez. Para isso, os jogadores devem rebater a bolinha até que ela toque a superfície do espaço do adversário mais de uma vez seguida ou seja arremessada para fora dos limites da mesa. 

Assim como em outras modalidades, as partidas de tênis de mesa são divididas em sets. A quantidade deles pode variar, pois pelas regras do tênis de mesa, o vencedor de um set é aquele jogador que atingir a marca de 11 pontos primeiro e, em caso de empate, vai ganhar o atleta que conseguir abrir dois pontos de vantagem sobre o adversário. 

O saque marca o início do jogo e o recomeço após marcação de pontos. Segundo as regras do tênis de mesa, é obrigado a lançar a bolinha a pelo menos 16 centímetros de altura, com uma das mãos e usar a raquete para rebater, fazendo com que ela pingue no seu campo e, em seguida, no campo do adversário. Mas atenção! Isso deve ser feito sem que a bolinha toque a rede. Caso isso aconteça e a bolinha caia no campo do adversário, o sacador pode repetir. Mas se a bolinha cair na própria área, o adversário do sacador é quem marca um ponto. 

Outro fator decisivo para partidas de tênis de mesa é a empunhadura, ou seja, a forma de segurar a mini-raquete. Ela deve ser adaptada para cada jogador conseguir garantir a agilidade necessária para rebater a bolinha de forma rápida.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.