Conservar a Sua Raquete
Como conservar a sua raquete
17/06/2021
Dicionário do tenista
Dicionário do tenista: os termos do tênis de A a Z
30/06/2021

De onde saiu o 15-30-40 na contagem do tênis?

De onde saiu o 15-30-40 na contagem do tênis?

A contagem do tênis pode parecer complicada para quem não pratica ou acompanha o esporte. Muitos devem se perguntar: por que esse sistema não é simplificado?

Saiba que já houve tentativas de mudanças, mas o que realmente funciona é a pontuação em 15-30-40.

Como surgiu a contagem de pontos no tênis?

O jogo de tênis, como conhecemos hoje, é derivado do chamado jogo de palma (em francês “jeu de paume”), praticado há pelo menos mil anos. 

Como o próprio nome já diz, inicialmente era um jogo em que as mãos eram utilizadas para passar a bola para o lado da quadra do adversário. Depois os praticantes passaram a utilizar luvas de couro, até começarem a ser usadas as primeiras raquetes.

O jeu de paume foi muito popular na idade média e na idade moderna, com a nobreza europeia, principalmente da França e Reino Unido, praticando o esporte. 

A contagem dos pontos do jogo de tênis como conhecemos, assim como muitos outros aspectos, herdou a contagem estabelecida no jogo de palma.

Porque contamos 15-30-40?

O antecessor do tênis já utilizava esse sistema que se baseia nos quartos de hora em um relógio. Existe a teoria de que a pontuação era marcada nos ponteiros dos antigos relógios de parede.

Mas porque então 40 ao invés de 45?

O 40 passou a ser utilizado como uma abreviação do 45, pois é pronunciado mais rápido, uma vez que a pontuação é cantada a cada início de jogada.

Como após o 40 o jogador vence o game, nunca existiu a necessidade de falar a pontuação que vem depois, em tese o 60, completando a volta da hora.

Essa é a versão mais aceita sobre a origem da pontuação. 

Dessa forma, o primeiro ponto é o 15, o segundo o 30, o terceiro é o 40 e o último fecha o game. Quando o jogo está empatado em 40-40, chamado de 40 iguais, é preciso que um dos jogadores faça uma diferença de dois pontos para vencer o game.

É necessário vencer seis games com dois de diferença para vencer um set, por exemplo 6×4, ou 6×0. Caso a partida chegue a 5×5, o set pode ser vencido com mais dois games por 7×5. Mas se a partida chega a um 6×6, a disputa do set vai para o tiebreak.

A pontuação de desempate do tiebreak é diferente. Vence quem chegar a sete pontos com dois pontos de diferença, ou até que a diferença de dois pontos aconteça.

A partida é vencida em melhores de 3 ou 5 sets, variando conforme as modalidades e os tipos de torneios.

As tentativas de mudança da pontuação 15-30-40 seriam para estabelecer uma contagem similar a que é feita no tiebreak, com uma pontuação sequencial a partir do zero.

Como sabemos, nada foi mudado e o padrão original é mantido até hoje.

Gostou de conhecer as origens e como funciona a pontuação no tênis? Agora que você já sabe mais é hora de praticar com os melhores equipamentos, oferecidos pela Pró Spin. Confira!

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.