A raquete é a principal companheira e investimento de um tenista e para que ela tenha uma grande vida útil, oferecendo sempre o melhor dentro de quadra, é preciso ter alguns cuidados.
Confira as dicas da Pró Spin de limpeza e proteção para conservar a raquete e tirar dela o melhor desempenho.
Como eu limpo a minha raquete?
Para conservar seu equipamento, a limpeza da raquete é fundamental para a sua conservação, pois mantê-la higienizada garante a integridade do material. Para limpar a raquete:
- Utilize um pano seco para remover detritos maiores;
- Com um pano umidificado em solução com água e detergente neutro, higienize a raquete com especial cuidado com as cordas;
- O cabo pode ser limpo com a mesma solução e uma esponja macia para remover suor e gordura do material;
- Seque a raquete e somente a guarde quando estiver totalmente seca.
Como guardar a minha raquete?
Esse é um ponto muito importante sobre a conservação das raquetes. O local onde são armazenadas deve ser adequado para não prejudicar a integridade dos materiais de sua composição, geralmente fibra de carbono e grafite.
As altas temperaturas são inimigas das raquetes e podem, até mesmo, quebrá-las. A variação térmica também é motivo de atenção, porque a dilatação promovida pelo calor e a retração pelo frio fragiliza as cordas e faz com que percam a tensão necessária.
Pensando nisso, o ideal é evitar expor a raquete a essas situações. Não é indicado deixar a raquete exposta diretamente ao sol quando não está sendo utilizada, assim como não se deve deixar a raquete em locais que podem aquecer muito, como porta-malas do carro durante um longo período.
A proteção contra impactos é outra prioridade. Assim, a utilização de raqueteiras e mochilas próprias para o transporte preserva as raquetes contra choques e acidentes. Para conservar ainda mais o seu equipamento existem modelos de raqueteiras térmicas que mantêm as condições ideais de durabilidade
Outra dica valiosa é não deixar a raquete guardada com o cushion grip e overgrip molhados na raqueteira. Assim você evita proliferação de fungos e bactérias que causam mau odor e evita que percam a sua aderência antes do tempo.
Portanto, após transportar as raquetes, certifique-se quanto à secagem do material antes de guardar as raquetes novamente.
Em mochilas para raquete o cabo fica para fora, então esse problema não existe, pois a secagem é facilitada.
Para finalizar, lembre-se em todos os momentos que a raquete é mais que um instrumento do jogo, é sua parceira e foi feita para rebater as bolas de tênis.
Utilizar para rebater outros objetos, ou mesmo batê-la na quadra, descontando a insatisfação com uma jogada, pode causar danos à raquete e um prejuízo maior que um game ou set perdidos.
Cuide da sua raquete e conte com a Pró Spin para o melhor do esporte.