Encordoamento: como descobrir a melhor tensão?
21/09/2018
Hidratação é essencial para o seu jogo
17/12/2018

Beach Tennis: descubra o que você precisa para jogar

Beach Tênis

Pensando em praticar um novo esporte? Conheça os principais detalhes e aprenda a como jogar Beach Tennis.

Se você já ouviu falar em como jogar Beach Tennis, o esporte que anda fazendo sucesso nas praias ao redor do mundo, com certeza está, neste momento, pensando em começar a praticá-lo, acertamos? 

Por ser uma combinação de algumas modalidades esportivas, para quem já tem experiência no tênis convencional, iniciar nessa outra modalidade é um processo bastante simples, isto porque a fase de adaptação é rápida e toda a experiência da versão mais clássica pode ajudar no seu desempenho. Neste artigo, descubra tudo o que você precisa para jogar Beach Tennis.

 A Bola de Beach Tennis

Ao pesquisar como jogar Beach Tennis, você deve ter se deparado com os equipamentos necessários para praticar a modalidade, por isso vamos começar com um dos itens obrigatórios para o esporte: a bolinha!

Talvez essa dúvida tenha surgido na sua cabeça, mas a bola de Beach Tennis, por mais que seja parecida com a utilizada no Tênis, é identificada pela cor laranja, e 50% mais lenta que as bolas do esporte tradicional, também não é pressurizada. A escolha da melhor bola de Beach Tennis é determinada por diversos fatores, e podem variar de acordo com as preferências pessoais de cada jogador.

Se você é um iniciante, no entanto, a dica é analisar como a bolinha se comporta depois de acertada pela raquete. Neste caso, fique atento ao tamanho e peso do item. Por ser um jogo rápido a bola de Beach Tennis deve permitir golpes o mais precisos possíveis, além de ser de fácil manuseio.

Outro detalhe importante para se preocupar ao escolher a sua bola de Beach Tennis é quanto ao material, isto é, se ele garante resistência e durabilidade ao equipamento obrigatório da modalidade. Sendo um esporte onde a raquete causa um impacto na bola, o melhor é que a bolinha seja de borracha e, assim como a do Tênis tradicional, com o acabamento em feltro, no entanto, é possível encontrar versões feitas de plástico.

As raquetes de Beach Tennis

Além das bolas de Beach Tennis, outro equipamento obrigatório para quem quer praticar o esporte é a raquete. Mais parecidas com as de Padel, as raquetes de Beach Tennis também não possuem cordas, e podem ser confeccionadas em diversos materiais, sendo os principais titânio, kevlar, fibra de carbono e fibra de vidro. Estes itens necessários para quem quer aprender como jogar Beach Tennis são preenchidos com espumas de EVA ou poliuretano para deixá-los mais sólidos e confortáveis.

Quando chegar a hora de adquirir a sua raquete de Beach Tennis, pode ser que você fique em dúvida sobre qual o melhor modelo. A dica principal é levar em consideração o seu nível de experiência no esporte, uma vez que a raquete influencia consideravelmente no desempenho do beach tenista.

Não apenas o material é importante – sendo os mais leves recomendados para jogadores iniciantes -, mas também outros fatores como a superfície, espessura e, é claro, a furação, que serve para diminuir o atrito com o ar e dar mais velocidade, enquanto a textura serve para dar efeito na bola.

Quer saber mais sobre como jogar Beach Tennis? Então entenda, também, sobre as diferenças da quadra!

A quadra para o Beach Tennis

Apesar de muitas semelhanças, você já percebeu que os equipamentos do Tênis de Praia diferem dos itens de outros esportes, não é mesmo? E o mesmo vale para o ambiente, ou seja, a quadra de Beach Tennis.

Seria um sonho ter uma praia sempre próxima a nós para podermos praticar esse esporte que é tão “a cara do verão”. Mas essa realidade é distante para muitos dos beach tenistas, assim como talvez seja para você. Pensando nisso, existem alguns espaços, espalhados pelas grandes cidades, criados especificamente para a prática da modalidade.

As quadras de Beach Tennis costumam ter a mesma medida que as voltadas para o vôlei de areia, 16m de comprimento e 4,5m de largura para os jogos simples, isto é, um a um; e 8m de largura para duplas. Também pode ser usada a mesma rede – posicionada mais baixa, alcançando 1,7 m de altura para homens e mulheres.

Acessórios de Beach Tennis

Além da quadra, raquete e bola de Beach Tennis, existem também acessórios próprios para praticar o esporte, e isso vale tanto para as quadras quanto para garantir mais conforto e proteção aos jogadores durante a partida.

Calçados, como as sapatilhas de neoprene – que protege da umidade e calor excessivos -, e roupas apropriadas também são necessários, pois além de proteger elas proporcionam a liberdade necessária para que você faça suas jogadas.

Lembre-se também de que, apesar de ser jogado na areia, isso não significa que o Beach Tennis é jogado apenas no verão. Pelo contrário, alguns jogadores preferem as temperaturas mais amenas, podendo optar por roupas que sejam mais adequadas para a estação mais fria do ano. É exatamente por esse motivo que alguns lugares oferecem quadras cobertas, para que você possa praticar a modalidade até mesmo em dias chuvosos.

Agora que você conhece todos os equipamentos obrigatórios e outros detalhes de como jogar Beach Tennis, já pode começar a praticar! Aqui na Pró-Spin você encontra todos os acessórios para jogar com mais conforto e melhor desempenho! Veja mais dicas em nosso blog e conheça nossos produtos em nosso site!

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.