Fisioterapeuta: você precisa de um para o seu treino?
07/08/2018
Beach Tênis
Beach Tennis: descubra o que você precisa para jogar
09/10/2018

Encordoamento: como descobrir a melhor tensão?

Encordoamento é um dos assuntos mais importantes para deixar o seu jogo mais eficiente é a relação entre a raquete e as cordas. A tensão a ser usada nas cordas deve ser adequada para o seu estilo de jogo, garantindo mais segurança e durabilidade para a sua raquete.

Em geral, os fabricantes já fazem uma recomendação da corda e tensão que deve ser utilizada em cada raquete. No entanto, nem sempre basta ficar entre os intervalos dessas indicações, principalmente se você deseja aproveitar o máximo do seu equipamento e também prevenir lesões comuns aos tenistas.

Potência x Controle

O que é mais importante no seu jogo: potência ou controle? O principal para definir o encordoamento está relacionado a criar maior tensão, oferecendo mais firmeza e controle dos golpes, ou menor tensão, o que dá mais potência e conforto, ficando a cargo do tenista usar suas técnicas para controlar o jogo.

Modelo da corda

Você encontra diferentes modelos de corda, como por exemplo as mais macias e confortáveis – de multifilamentos, ou mais firmes e propícias para o controle – monofilamentos. É possível também misturar esses dois tipos, dando origem ao encordoamento híbrido.

Para as cordas multi, normalmente se usa mais tensão, enquanto para as mono – que são mais duras, é normal que não se use muita tensão, pois pode deixar seus golpes mais desconfortáveis e duros.

Tamanho da cabeça da raquete x Número de cordas

As raquetes de cabeça tradicional ou menores precisam de uma tensão mais baixa, pois elas já possuem naturalmente a característica de ser mais concentrada e dura. Para os modelos maiores ou com menor furação, o efeito deve ser o contrário, podendo utilizar uma tensão maior.

Tensões diferentes no mesmo encordoamento

Dentro do mesmo encordoamento também é possível utilizar tensões diferentes na vertical e na horizontal. Geralmente se usa mais tensão na vertical e menos na horizontal, mas tudo pode depender da sua preferência de jogo e o que você busca.

Encontre aqui na Pró Spin as cordas para a sua raquete!

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.