Ranking da ATP
A Associação dos Tenistas Profissionais (Association of Tennis Professionals – ATP) foi criada em 1972 para regulamentar os interesses dos jogadores masculinos de tênis e desde então a Associação organiza os mais importantes torneios mundiais do esporte. Neste mesmo ano, as mulheres praticantes do tênis constituíram a Associação de Tênis Feminino (WTA), com o mesmo objetivo.
A ATP apresenta cinco categorias de torneios de tênis:
Grand Slam
1 – ATP World Tour Masters 1000
2 – ATP World Tour 500 Series
3 – ATP World Tour 250 Series
4 – Challenger
Desde 2009, a ATP alterou as nomenclaturas dos seus torneios para facilitar o entendimento das pessoas que acompanham o esporte e assim, a ATP agrupou os torneios em ATP 250 (que dá 250 pontos ao vencedor), ATP 500 (500 pontos) e ATP World Tour Masters 1000 (1000 pontos). A entidade estabeleceu ainda que os quatro Grand Slams (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open) dariam 2000 pontos aos ganhadores.
Os tenistas ganham pontos de acordo com seu desempenho nos torneios indicados acima, no entanto, o ranking da ATP de pontos leva em consideração o desempenho do tenista no ano anterior.
Exemplificando, o campeão de um Grand Slam, teoricamente, ganharia 2.000 pontos no ranking. Mas, utilizando os critérios do ranking, seria preciso analisar o desempenho do campeão no ano anterior. Se o tenista tivesse sido bicampeão, ou seja, se ele tivesse ganhado o mesmo torneio no ano anterior, ele não acrescentaria sequer um ponto. Então, podemos dizer que o tenista está defendendo os pontos? Sim, pois caso ele ficasse no meio do torneio, além de não ganhar, ele perderia pontos.
Por isso escutamos os tenistas falando o mais difícil não é chegar ao topo, mas, se manter lá. Então, o primordial é manter o nível alto!
Se há um padrão para a distribuição dos pontos, também há um para os prêmios em dinheiro pagos aos jogadores. Apesar de a ATP não ter uma fórmula exata, ela divulga, ao final de cada ano, como dividir os valores de acordo com as rodadas em seu manual de regras.