Blog da Pró Spin

Vai jogar tênis? Veja nossas dicas e acerte na hora de comprar o calçado!

Vai Jogar Tênis

Vai jogar tênis? A melhor raquete, a melhor quadra, a melhor bola. Um tempo bom. Uniforme adequado, da cabeça aos… opa… Da cabeça às canelas. Não, o tênis não é, digamos, o mais adequado. “Saí da quadra cansado. O treino foi bom. Não treinava assim há tempos.” Porém, bate aquela dor. Pés doendo, pernas mais cansadas que o normal. Articulações incomodando.

 A situação acima é comum. Muitas pessoas pegam o tênis de corrida – sabe aquele genérico, que absorve impactos? – e iniciam outros tipos de esporte e atividade física sem se preocupar com a adequação às especificidades de cada modalidade, sem se atentar às necessidades dos movimentos comuns de cada prática. O resultado disso? Lesões. As mais comuns ocorrem nas articulações, no joelho, coluna e quadril  – principalmente na prática de tênis. Um calçado para corrida, por exemplo, é projetado apenas para andar para frente, enquanto o de tênis é totalmente voltado para oferecer estabilidade, conforto e arrancada para  movimentos bruscos laterais e diagonais. Ou seja, além dos prejuízos físicos, seu bolso também sofrerá, já que o desgaste do material será muito maior.

 Para evitar essas situações, nós recomendamos sempre estar o mais próximo possível do cenário ideal: ambiente, equipamentos e vestimentas adequados.

E, claro, isso inclui o calçado. Ele é um dos itens mais importantes na hora de jogar tênis – senão, o de maior importância. Uma roupa leve e confortável é muito mais genérico do que um tênis de tecnologia especifica para a prática de um determinado esporte – que exige movimentos de deslocamento lateral extremamente rápidos, por exemplo.

 Então, aqui vamos nós! Siga todas as dicas abaixo antes de comprar seu tênis e vá para a quadra – sem medo de jogar!

 De forma geral, leve sempre em conta o conforto, a resistência do material, seu estilo de jogo e a superfície da quadra.

Calma, agora vamos aos detalhes! Primeiro, o tênis deve ficar rente ao seu pé. Justo, principalmente, no calcanhar e peito dos pés. Isso irá garantir estabilidade. Você precisa se sentir seguro na pisada. Agora, falando de estrutura de solado (importantíssimo!), uma tecnologia indispensável é a sola separada. Isso mesmo, com a parte da frente separada do calcanhar, ligadas apenas por uma barra de estabilidade antitorção. Isso garante que, mesmo com movimentos em falso, o atleta não perca o equilíbrio, evitando torções que provavelmente ocorreriam com mais facilidade com solas inteiras.

 O tipo de quadra é, também, outro ponto que não dá pra deixar de fora. É essencial. Existem três principais. Hard Court, ou quadra dura, é a mais comum e, por isso, a maioria dos tênis para tênis são feitos para esse piso – que exige borrachas de grande resistência à abrasão, oferece a tração adequada para freadas e arranques e tem reforço nas áreas mais utilizadas no jogo, a parte da frente dos pés. São um pouco mais pesados, exatamente por serem mais resistentes.

Já para as quadras de saibro (aquela terra batida), a regra é simples: o solado é, normalmente, intermediário: não tem tanta fricção para não danificar o chão – que exige cuidados – mas também não é liso, para que o atleta não escorregue.

As solas para as quadras de grama (raras no país) não são muito diferentes. O solado obedece a ordem de não prejudicar a superfície, que é mais sensível. Assim, são solas mais lisas, com leves texturas para garantir movimentos seguros e arranques, tão típicos do esporte.

Após nossas dicas, que tal dar uma olhadinha nas melhores opções e marcas do mercado? Nós garantimos a qualidadewww.prospin.com.br.