Blog da Pró Spin

Os 5 tenistas brasileiros mais vitoriosos no tênis

Tenistas Brasileiros

2nd July 1963: Maria Bueno of Brazil in action against Billie Jean Moffitt (Billie Jean King) of the USA at Wimbledon. (Photo by Keystone/Getty Images)

O domínio europeu no tênis é notório. Os três melhores jogadores do mundo no ranking ATP atualmente são sérvio, russo e alemão, respectivamente. O Brasil somente aparece na em 89ª posição na lista, com Thiago Monteiro. 

Porém, a história do tênis brasileiro é repleta de vitórias, conquistas de Grand Slams e reconhecimento internacional, tanto em simples quanto em duplas. Continue conosco para saber mais sobre os tenistas de mais destaque do nosso país, dentre eles o famoso Gustavo Kuerten!

O Brasil no tênis

Você sabia que foi uma mulher que fez o Brasil entrar para o mapa do tênis mundial? Maria Esther Bueno chegou ao ranking mundial do tênis em 1959 e apenas 40 anos depois o país voltou a ter um tenista número 1, com Gustavo Kuerten.

O Brasil também conta com grandes tenistas nas duplas, principalmente a partir de 2015, quando cinco Majors foram conquistados em duplas masculinas, com títulos nos Grand Slams. 

Conheça agora quais foram os 5 tenistas brasileiros mais vitoriosos no tênis!

Maria Esther Bueno

Maria Esther trouxe grandes contribuições para o tênis brasileiro e também para o tênis mundial. A sua carreira brilhante foi construída entre as décadas de 1950 e 1970, conquistando um total de 589 títulos. 

Maria Esther conquistou sete torneios de simples de Grand Slams, sendo 11 em duplas e 1 em duplas mistas. Ela foi a primeira tenista a conquistar todos os torneios do Grand Slam em um mesmo ano! 

Gustavo Kuerten

Também conhecido como Guga, Gustavo Kuerten é considerado o melhor tenista brasileiro de toda a história. Em 1997, Kuerten venceu o torneio de Roland Garros pela primeira vez e, a partir daí, seu sucesso começou no esporte.

Gustavo Kuerten conquistou 368 vitórias e 28 títulos. Em 2000, chegou a ser o número 1 do mundo no ranking ATP ao derrotar Pete Sampras e Andre Agassi no Master Cup de Lisboa.

Marcelo Melo 

Marcelo Melo é o tenista brasileiro mais vitorioso na modalidade duplas, onde chegou ao posto de número 1 do mundo pela primeira vez em 2015. Somente ele, Gustavo Kuerten e Maria Esther Bueno conseguiram chegar ao topo da ATP.

Melo compete profissionalmente desde 1998 e até o momento já conquistou 34 títulos de nível ATP em duplas e dois Grand Slams (Roland Garros e Wimbledon), além de 9 conquistas de ATP Masters 1000.

Carlos Kirmayr 

Carlos Kirmayr é considerado um dos maiores tenistas da Era Aberta. A sua carreira foi bem sucedida principalmente jogando em duplas, chegando a alcançar a sexta colocação no ranking mundial. 

Kirmayr obteve 10 títulos entre os anos 1970 e 1990, dentre eles, um dos mais importantes: o Hollywood Classics, em 1981. Ele ainda defendeu o Brasil na copa por 15 anos e foi o melhor brasileiro no ranking durante cinco anos.

Bruno Soares 

Bruno Soares é um grande tenista brasileiro, especialista em duplas. O mineiro conta com três títulos de Grand Slams em seu currículo, sendo os dois primeiros conquistados em 2016 no Australian Open e no US Open. 

O atleta acumulou 33 títulos no total desde 2001, quando começou sua carreira profissional no esporte. Ele conquistou o segundo lugar no ranking de duplas da ATP em 2016, a sua maior colocação.
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando aqui no blog e fique por dentro do mundo do tênis!