A preparação física é fundamental no treinamento do tenista, principalmente no tênis atual, onde muitos torneios exigem o máximo do físico dos jogadores e também na prevenção de lesões.
É importante ter um programa flexível no dia a dia para se adaptar à carga de tênis. O tempo dedicado à preparação física varia muito de acordo com a idade, nível do jogador e em que momento da temporada ele se encontra.
Confira abaixo algumas etapas de preparação:
Pré-Temporada
É hora de mudar e corrigir com muitas repetições, por isso, o foco está mais em exercícios técnicos com o objetivo de corrigir e/ou melhorar algum golpe que não foi bom durante a temporada. Nesta fase dá-se ênfase na parte física, com exercícios de resistência e velocidade em um período, e força em outro.
Pré-Competição
Ênfase em exercícios reais, com trocas de bolas. Esse treino existe justamente para competição, por isso, é muito importante explicar as razões de cada treino e colocar os objetivos em cada exercício para que o jogador tenha claro os porquês e possa assimilar na hora da competição. Foco na parte física com menos força, mais na quadra e menos na musculação
Competição
Em dias de jogo, se a partida for pela manhã, o treinamento é com aquecimento normal. Se for a tarde ou a noite, dependendo do estado físico do atleta e de sua adaptação ao do local da partida, é realizado um bate-bola pela manhã. Quando não tem nenhuma partida no dia, costuma-se treinar mais movimentação focando a parte física na prevenção de lesões e em manter todo o trabalho físico realizado na pré-temporada. Nesta fase é muito importante o jogador ter sua tática de jogo clara e ir mentalizando seus objetivos que foram traçados durante a pré-temporada.
Blog Pró Spin – Notícias sobre tênis
(Fonte: Revista Tênis)