Banho de imersão no gelo
A primeira modalidade a usar o banho de imersão no gelo, foi o atletismo. Hoje em dia essa técnica é utilizada por outras modalidades, inclusive o tênis.
Esse tipo de técnica ajuda na redução de dores e na diminuição do risco de lesões, como a distensão muscular. Isso acontece devido o efeito imediato que o gelo exerce na região a qual está em contato.
Após uma partida, o corpo do atleta está totalmente vascularizado e com muito ácido látrico. A baixa temperatura gera uma vasoconstrição diminuindo o fluxo sanguíneo, fazendo com que o sangue se centralize na região abdominal para o melhor funcionamento das vísceras. Ao sair do gelo, o sangue circula com mais oxigênio, ajudando a eliminar as toxinas que ficam na musculatura devido ao esforço físico.
Geralmente a temperatura utilizada nos banhos de imersão varia entre -1ºc e 5ºc, durante um tempo de 3 a 5 minutos. Evite correr ou pular logo após a utilização dessa
Benefícios
Produz anestesia, analgesia, diminui o espasmo muscular, induz ao relaxamento, permite mobilização precoce, incrementa o limite de movimentos, quebra o ciclo dor-espasmo-dor e diminui o metabolismo.
Quando usar
Em fraturas consolidadas ou em fase de consolidação, alterações posturais, pós-lesões traumáticas como: entorses, luxações, subluxações, lesões impactantes, etc., além de pós-operatórios ósseos e articulares. Após atividade física prolongada e de esforço físico máximo. Isso tudo, de acordo com cada tipo de pessoa.
Resultados
Dentre os resultados possíveis, podemos citar: benefícios como o aumento da amplitude de movimento, diminuição da tensão muscular, relaxamento, analgesia, melhora na circulação, absorção do exudato inflamatório e debridamento de lesões, bem como o incremento na força e resistência muscular, além de equilíbrio e propriocepção na redução do tônus muscular.
O gelo se usado indiscriminadamente (sem a técnica adequada ou por tempo excessivo) pode ser lesivo para os tecidos, principalmente a pele. Em caso de dúvidas, consulte um Fisioterapeuta.
Fonte: David Homsi