Tênis
Curto, médio ou longo? Qual seu tipo de swing em quadra?
26/08/2015
Tipos de quadras
Tipos de quadras, bolas e calçados apropriados
18/09/2015

O que um iniciante precisa para praticar o tênis?

Melhores Raquetes

Tênis: Os primeiros passos para começar!

Se você é iniciante no tênis, essas dicas serão muito importantes para melhorar o seu desempenho dentro da quadra. A escolha dos equipamentos vai fazer muita diferença na hora do treino. Por isso, escolha materiais de qualidade, além de serem mais confortáveis, podem evitar lesões.

Durante as aulas, além de uma roupa leve, escolha um calçado adequado. Um “tênis normal” pode ocasionar grande risco de quedas, pois eles não foram feitos para acompanhar os movimentos. Outra dica é sempre estar ao lado de um professor, isso ajuda a corrigir erros e a se tornar um bom tenista.

Conheça os principais equipamentos e dicas importantes para quem está começando:

Bola de tênis:

Para os tenistas iniciantes, é interessante começar pelas bolas mais lentas, elas dão mais tempo ao atleta para a preparação e execução do golpe. Conhecidas “bolas soft”, elas são essenciais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do atleta.

Raquete:

Raquetes de cabeça grande têm área de superfície entre 267 e 330 centímetros quadrados. São ideais para iniciantes, pois há mais pontos eficientes, o que diminui o risco de rebatidas erradas. A cabeça maior também coloca mais efeito na bola e mais força nas rebatidas.

Uniforme:

Evite usar roupas pesadas e que prejudiquem na movimentação. Roupas específicas, como camisetas e shorts de materiais “inteligentes”, ajudam na evaporação do suor e garantirão que não haverá incômodos durante os movimentos.

Tênis específico:

Cada modalidade, de acordo com suas características peculiares, necessita de um determinado tipo de calçado que mais se adeque para uma melhora do rendimento. Antes de escolher o calçado correto para a prática do tênis, deve-se pesquisar bastante e levar em conta vários quesitos como conforto, resistência, estilo de jogo, superfície da quadra e necessidades biomecânicas. Conheça os diferenciais:

Amortecimento concentrado na ponta dos pés:

Os sistemas de amortecimentos variam de modelo para modelo, onde alguns possuem o amortecedor apenas no calcanhar, outros o amortecimento integral (ponta e planta do pé / calcanhar).

Barras de anti-torsão e solado com ranhuras específicas:

Facilita o giro dos tornozelos, as constantes mudanças de direção, as freadas bruscas, as arrancadas e os arrastos (quadras de saibro).

Diferentes borrachas:

Proporciona maior resistência à deterioração dos componentes do solado e mais maciez para as freadas.

Anti-impacto:

Ideal que o dispositivo anti-impacto esteja na sola inteira.

Acomodação:

É importante que o calçado fique bem acomodado, ou seja, justo no peito do pé e no tornozelo, possuindo espaço suficiente nos dedos para livre movimentação.

Tração:

Os sitemas anti-impacto e anti-torsão, possuem uma validade aproximada de 01 (um) ano, dependendo da frequência de uso do atleta.

Levando em consideração essas características, pode-se fazer uma escolha do calçado ideal para a prática desportiva.

Sistemas de Amortecimento:

O Amortecimento de um calçado de tênis é um fator muito importante, pois está totalmente ligado a proteção dos joelhos, tornozelos e coluna. Ele auxilia na redução de impacto entre 30 e 38% sobre as articulações.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.