Apesar de estar na terceira posição do ranking ATP, Alexander Zverev foi eleito o melhor esportista do ano. Em 2021, o tenista, também conhecido como Sascha, conquistou o ouro olímpico, o ATP Finals e mais cinco outros títulos.
Zverev começou a praticar tênis quando tinha apenas 5 anos e logo no início da sua carreira profissional conquistou os seus primeiros títulos. Hoje ele é considerado uma das principais promessas da nova geração.
Continue lendo para saber mais sobre o esportista do ano e quais foram suas principais vitórias.
A ascensão de Zverev
Zverev cresceu em uma família de tenistas, mas foi ele que mais se destacou entre os membros: quando era adolescente, conquistou o título do Australian Open e até então não parou de obter vitórias no tênis.
Uma de suas principais conquistas foi o Masters 1000 em 2017, quando ele derrotou Novak Djokovic na final e se tornou o mais jovem campeão de um torneio de Masters desde o próprio Djokovic em 2007.
O ATP Finals de 2018 também foi uma grande vitória do jovem alemão, que derrotou Roger Federer nas semifinais e Novak Djokovic na final.
Em 2021, Zverev conquistou um total de 59 vitórias e, dentre elas, a sua maior até agora: a medalha de ouro olímpico nas Olimpíadas de Tóquio. Este foi o melhor ano da sua carreira até agora.
As Olimpíadas de 2020/21 em Tóquio
Em sua primeira Olimpíada, Zverev venceu o favorito Novak Djokovic nas semifinais por 1/6, 6/3 e 6/1. Essa derrota de Djokovic, atual número 1 do mundo, impediu que ele avançasse e conquistasse o sonhado Golden Slam.
Zverev, não contente em ganhar apenas nas semifinais, manteve seu alto nível no tênis e superou o russo Karen Khachanov nas finais por 6/3 e 6/1, conquistando, assim, a medalha de ouro.
Sascha se tornou o segundo homem alemão a conquistar um ouro olímpico nas simples. Até então, somente Steffi Graff nas Olimpíadas de Seul em 1988 tinha levado o posto mais alto do pódio.
O que esperar para 2022
Este ano começou para Zverev da mesma forma que terminou: vitorioso. Ele derrotou o britânico Cameron Norrie na primeira jornada da ATP Cup, mas não foi o suficiente para impedir que a Grã-Bretanha marcasse sua primeira vitória no grupo C da ATP Cup.
Para 2022, Zverev está confiante que os troféus do ano estarão divididos entre ele, Novak Djokovic e Daniil Medvedev. O tenista sonha com o título de Grand Slam e o número 1 no ranking ATP para serem conquistados neste ano.