Melhores Equipamentos
Comparador de Raquetes
16/06/2015
Raquetes
Quais raquetes os melhores tenistas do mundo estão utilizando em 2015?
23/06/2015

Você sabe como funciona o ranking e pontuação da ATP?

Ranking da ATP

Ranking da ATP

A Associação dos Tenistas Profissionais (Association of Tennis Professionals – ATP) foi criada em 1972 para regulamentar os interesses dos jogadores masculinos de tênis e desde então a Associação organiza os mais importantes torneios mundiais do esporte. Neste mesmo ano, as mulheres praticantes do tênis constituíram a Associação de Tênis Feminino (WTA), com o mesmo objetivo.

A ATP apresenta cinco categorias de torneios de tênis:

Grand Slam

1 – ATP World Tour Masters 1000

2 – ATP World Tour 500 Series

3 – ATP World Tour 250 Series

4 – Challenger

Desde 2009, a ATP alterou as nomenclaturas dos seus torneios para facilitar o entendimento das pessoas que acompanham o esporte e assim, a ATP agrupou os torneios em ATP 250 (que dá 250 pontos ao vencedor), ATP 500 (500 pontos) e ATP World Tour Masters 1000 (1000 pontos). A entidade estabeleceu ainda que os quatro Grand Slams (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open) dariam 2000 pontos aos ganhadores.

Os tenistas ganham pontos de acordo com seu desempenho nos torneios indicados acima, no entanto, o ranking da ATP de pontos leva em consideração o desempenho do tenista no ano anterior.

Exemplificando, o campeão de um Grand Slam, teoricamente, ganharia 2.000 pontos no ranking. Mas, utilizando os critérios do ranking, seria preciso analisar o desempenho do campeão no ano anterior. Se o tenista tivesse sido bicampeão, ou seja, se ele tivesse ganhado o mesmo torneio no ano anterior, ele não acrescentaria sequer um ponto. Então, podemos dizer que o tenista está defendendo os pontos? Sim, pois caso ele ficasse no meio do torneio, além de não ganhar, ele perderia pontos.

Por isso escutamos os tenistas falando o mais difícil não é chegar ao topo, mas, se manter lá. Então, o primordial é manter o nível alto!

Se há um padrão para a distribuição dos pontos, também há um para os prêmios em dinheiro pagos aos jogadores. Apesar de a ATP não ter uma fórmula exata, ela divulga, ao final de cada ano, como dividir os valores de acordo com as rodadas em seu manual de regras.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.