US Open 2016: tudo sobre o último Grand Slam do ano

US Open: vai começar o último Grand Slam da temporada
30/08/2016
Copa Davis: Argentina e Croácia alcançam a grande final
19/09/2016

US Open 2016: tudo sobre o último Grand Slam do ano

Chegou ao fim o último Grand Slam da temporada. Repleto de grandes jogos, mudanças no ranking e conquistas brasileiras, o US Open mal acabou e já deixa saudades.

 

Chave masculina

Stan Wawrink

 

Final de Grand Slam contra o número 1 do mundo? Sem problemas para Stan Wawrinka. Em sua terceira final de major, sempre contra o número 1 e como azarão em todas as casas de apostas, o suíço saiu com a taça após 4 sets. Australian Open 14 contra Nadal, Roland Garros 15 contra Djokovic e agora US Open 16 novamente contra Djokovic são as principais conquistas de Stan. O número 3 do mundo vai bem nos grandes jogos, tanto que venceu as últimas 11 finais que disputou.

O torneio não parecia muito promissor para o suíço. Logo na terceira rodada ele teve que salvar match point para eliminar o modesto Daniel Evans. Para avançar à final, Stan teve que passar por Del Potro e Nishikori, em jogos longos e com algum drama. Quando chegou à decisão, Stan já tinha jogado 17h54, enquanto Novak Djokovic ficara em quadra por 8h58. Além disso, o confronto direto entre os dois apontava uma larga vantagem de 19×4 para o sérvio.

Mas, como dito anteriormente, Wawrinka gosta dos grandes jogos. Mesmo após perder o primeiro set, o suíço se recuperou com muita variação e ótimos backhands na cruzada e na paralela, virou para 2×1 e colocou pressão no sérvio. O quarto set foi apenas mera formalidade, já que logo no início Djokovic acusou uma contusão virilha e sofreu com bolhas nos pés. Pouco menos de 4 horas após o começo do jogo, Stan Wawrinka comemorava seu primeiro US Open na carreira.

 

Chave feminina

 

Angelna Kerber

 

Serena Williams sabia que para manter a primeira colocação no ranking provavelmente teria que levantar a taça. E ela avançou até as semifinais, quando enfrentou Karolina Pliskova. A tcheca não se intimidou com os berros da americana e foi grande nos momentos decisivos para eliminar Serena em dois sets. Porém, após eliminar a então líder do ranking, Pliskova enfrentaria na final a nova número 1 do mundo, Angelique Kerber.

E a final foi uma batalha técnica e mental. Se Kerber não tem os melhores golpes do circuito, ela compensa com movimentação, bolas anguladas no contra-ataque e um plano de jogo quase sempre melhor que sua adversária. Depois de vencer o primeiro set, perder o segundo e ver Pliskova abrir 3/1 no terceiro, a alemã manteve-se calma e continuou apostando em sua tática de contra-atacar. Pela primeira vez no torneio a tcheca sentiu o momento, caiu em rendimento e viu suas chances de ganhar seu primeiro Grand Slam acabarem com uma direita para fora.

A nova número 1 do mundo conquistou seu segundo major no ano (também venceu na Austrália) e quebrou um tabu interessante: desde 2008 ninguém, exceto Serena Williams, conseguiu vencer 2 Grand Slams no mesmo ano.

 

Brasil também é campeão

Ao lado de Jamie Murray, Bruno Soares ergueu seu segundo Slam de duplas masculinas no ano (terceiro se considerarmos duplas mistas). Após vitória tranquila diante dos espanhóis García-Lopéz e Carreño Busta em dois sets, o brasileiro subiu para a quinta colocação no ranking e viu sua dupla alcançar a vice-liderança da corrida anual.

Outro brasileiro que se deu bem foi Felipe Alves. O sobrinho de Fernando Meligeni levantou a taça de duplas juvenil ao lado do boliviano Juan Carlos Peña e se consolidou como promessa na nova geração do tênis brasileiro.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.