Descubra porquê o Big Three domina o tênis masculino
04/03/2022
raquete de tênis
As 5 melhores jogadoras de tênis dos últimos tempos
09/05/2022

Ranking ITTF: Conheça os 3 melhores jogadores de tênis de mesa

O tênis de mesa é considerado um dos esportes mais populares do mundo. Apesar de ter sido inventado na Inglaterra, o tênis de mesa é dominado pela China por conta da tradição, técnica e grande quantidade de jogadores.

Mas afinal, quem são os melhores atletas desta modalidade atualmente segundo o Ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa? Continue conosco e saiba tudo sobre eles!

Fan Zhendong

Atual número 1 do mundo, Fan Zhendong começou a jogar na infância, com apenas 5 anos. Com 11 anos, ele foi notado por figuras de destaque no cenário profissional de tênis de mesa e se juntou à equipe Eight Table Tennis.

Zhendong já coleciona muitos títulos de primeiro lugar, sendo os principais o Campeonato Asiático de Tênis de Mesa, o Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, o ITFF World Tour e a Copa do Mundo de Tênis de Mesa.

A sua maior conquista é a primeira posição no ranking ITTF. Desde que alcançou essa colocação em 2018, ele lutou com unhas e dentes para se manter, perdendo apenas por sete meses antes de conseguir o título de volta. 

Ma Long

Considerado por muito tempo o maior tenista de mesa de todos os tempos, Ma Long também começou no esporte com 5 anos de idade. Em 1995, ele ganhou seu primeiro título no campeonato de simples nos torneios de fundamental e médio. 

O seu talento começou a ser notado em 2003 e 2004, quando ele conquistou 6 medalhas de ouro e 5 medalhas de prata e se tornou logo depois o mais novo campeão do mundo com apenas 17 anos. 

Ele foi campeão mundial 3 vezes: em 2015, 2017 e 2019 e ocupou o primeiro lugar no ranking por 64 semanas consecutivas. O foco do tênis de mesa atual fica entre Ma Long e Fan Zhendong, que atualmente estão acima do resto do mundo nas colocações #1 e #2 do ranking ITTF. 

Hugo Calderano 

Hugo Calderano começou a jogar tênis de mesa aos 8 anos e é considerado uma promessa do esporte desde os 12 anos. A sua estreia como profissional foi em 2013, ano em que ele ganhou o seu primeiro Prêmio Brasil Olímpico.

Já em 2014, Calderano iniciou a sua carreira internacional ao ser contratado por um clube alemão para disputar a Bundesliga e a Champions League do tênis de mesa. Em 2018, ele deu um grande salto profissional e foi para a 15ª colocação no ranking.

Depois disso, ele subiu ainda mais no ranking ITTF até chegar a melhor colocação da sua carreira em 2022: 3º do mundo. Essa é a melhor classificação de um jogador de tênis de mesa das Américas na história.

Gostou do conteúdo? Leia também o artigo sobre os fundamentos do tênis de mesa e saiba mais sobre as particularidades desse esporte maravilhoso!

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.