Quem pode ser o melhor jogador de Tênis em 2022
04/02/2022
Você já jogou “Pádel”? Conheça as regras e a história desse irmão mais novo do tênis
18/02/2022

Quem é Carlos Alcaraz, o grande campeão do Rio Open 2022?

Fala, amantes do tênis! 2022 já começou com grandes surpresas para o esporte e, uma das principais, chega na figura de Carlos Alcaraz. Com apenas 18 anos, o espanhol foi o grande vencedor do Rio Open 2022, chegando ao top 20 de jogadores do ranking mundial e se tornando uma das grandes promessas para o futuro do esporte. Neste artigo você conhece um pouco mais da trajetória do rapaz e sua belíssima campanha rumo ao pódio. Confira: 

A trajetória de Carlos Alcaraz 

Carlitos, como gosta de ser chamado, já tem uma longa história com a cidade do Rio de Janeiro. Foi lá, por exemplo, que ele conquistou seu primeiro torneio de nível ATP 500, assim como a sua primeira vitória em nível profissional lá em 2020, com apenas 16 anos. 

No ano anterior, ele havia se tornado o primeiro tenista nascido em 2003 a vencer uma partida em um torneio Challenger. 


Em 2021 Carlitos se classificou para o quadro final do Aberto da Austrália, tornando-se o terceiro tenista espanhol mais jovem a estrear em um Grand Slam, depois de Arantxa Sánchez Vicario e Rafael Nadal. O jogador fez uma excelente campanha ao longo de todo o ano, com vitórias expressivas no Roland Garros e também no Open da Austrália. 

O Rio Open de 2022 

Alcaraz foi a grande estrela do torneio, estreando contra o compatriota Jaume Munar, passando por Federico Delbois e eliminando o top 6 do ranking Matteo Berretini e o italiano Fabio Fognini, vice-campeão do Rio Open em 2015. 

A final, contra o experiente Diego Schwartzman, começou com vantagem do argentino, que conseguiu uma quebra abrindo com 2-0. Mas Alcaraz resistiu a pressão e fez o que faz de melhor; controlou suas ações e afundou o adversário, conseguindo duas quebras, fechando em 6/4 e abrindo um 1 set a 0. 

O espanhol dominou completamente o segundo set, se defendendo muito bem e se impondo fisicamente, abrindo 5/1 após sacar no game seguinte. Daí pra frente o jogo já era de Alcaraz que só teve o trabalho de garantir o saque no oitavo game. 

A vitória fez o jovem espanhol subir nove posições no ranking, estreando no top 20 da ATP, aos 18 anos de idade. 

Comparações com Nadal

Tanto a nacionalidade, quanto o porte físico, a boa defesa e a vestimenta de Alcaraz tornam inevitáveis as comparações com Rafael Nadal, um dos maiores vencedores de Grand Slams de todos os tempos.

Além disso tudo, muitos dos passos da trajetória de Carlitos lembram a do próprio Nadal. Em 2005, aos 19 anos, um ainda desconhecido Rafael Nadal veio jogar no Brasil, na Costa do Sauípe, levando o troféu, feito repetido por Carlitos dezessete anos depois. 

Pretensões futuras

A frieza do jogador diante da pressão de disputar contra grandes nomes do esporte, apesar da idade, é uma das características que mais chamam a atenção dos especialistas. Em entrevistas, o espanhol afirmou que deseja chegar a número 1 do mundo, vencendo diversos slams e medalhas olímpicas. 

Continue ligado aqui no blog da Pró-Spin para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do tênis. Aproveite também para conhecer a nossa loja, onde você encontra os melhores equipamentos e acessórios para turbinar ainda mais as suas jogadas. 

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.