Tênis
Tênis: O esporte mais seguro para ser praticado em tempos de covid
07/10/2021
Raquete de Tênis
A evolução das raquetes de tênis
08/12/2021

Principais diferenças entre o tênis simples e em duplas?

Tênis

O tênis é uma prática esportiva que permite configurar partidas com diferentes números de jogadores. Assim como em outras modalidades, para jogar uma partida é possível formar times individuais, com apenas um jogador de cada lado, o chamado tênis simples ou o tênis dupla, quando são colocados dois jogadores em cada time, dentro da quadra.

Se você ainda não conhece ou não entende muito bem as regras das partidas de tênis, saiba que em ambas as formas, o objetivo do jogo basicamente é usar a raquete para rebater a bolinha para marcar pontos de forma com que ela toque o solo do adversário mais de uma vez seguida. Os pontos também são contados quando o saque sai errado ou a bola é arremessada para fora dos limites da quadra. 

O tênis simples é a forma  mais conhecida e mais praticada do esporte. Ao longo dos anos a modalidade revelou grandes atletas no Brasil e no mundo como o brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, o espanhol Rafael Nadal e a norte-americana Serena Williams. 

Apesar de ser um pouco menos popular, o tênis dupla tem adeptos e também é uma modalidade presente nos jogos olímpicos. Em 2021, a dupla brasileira Laura Pigossi e Luisa Stefani conquistaram o bronze nas olimpíadas de Tóquio, que depois de ser adiada por um ano, ocorreu ainda em meio à pandemia de covid-19.

Saiba quais as diferenças entre o tênis simples e em duplas?

Embora sejam teoricamente o mesmo esporte, o tênis simples e o tênis dupla exigem preparação física e estratégia de jogo bastante diferentes. 

A principal diferença está na posição dos jogadores. No tênis individual, o mais comum é que o atleta fique mais ao fundo da quadra. Essa localização automaticamente faz com que ele utilize golpes mais longos com a raquete, os chamados drives. Além disso, exige um preparo físico maior, uma vez que o praticante terá que “cobrir” toda a sua área de quadra sozinho, para aproveitar os pontos falhos do adversário e evitar a marcação de pontos. 

Já no tênis disputado em duplas, os jogadores ficam posicionados muito mais próximos à rede. Isso faz com que seja mais difícil para os oponentes conseguirem acertar o rebote e, consequentemente, faz com que a dupla que domina a rede, marque mais pontos. Como estratégia, também são muito utilizados os voleios e os chamados smashes, além do clássico ataque no meio da quadra, quando a bola é direcionada nessa região e acaba exigindo muita rapidez e comunicação entre a dupla, para conseguir rebater a tempo de evitar a marcação de ponto. Nessa modalidade a estratégia se torna mais complexa e o foco devem ser os bons reflexos e encontrar ângulos favoráveis para passar a bola entre os adversários para a marcação de pontos. 

Se você está pensando em começar a praticar tênis, a dica de ouro é avaliar o seu perfil e testar as modalidades individual e em dupla para saber o que combina mais com você.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.