Por que as bolas de tênis têm pelos?

Jogar Tênis
Como começar a jogar tênis?
04/05/2021
Conservar a Sua Raquete
Como conservar a sua raquete
17/06/2021

Por que as bolas de tênis têm pelos?

bolas de tênis

Diferente das bolas de outros esportes, as bolas de tênis aparentam ter pelos. Esse aspecto felpudo tem seus motivos e nesse artigo vamos explicá-los para você saber mais sobre as bolas de tênis. Acompanhe!

A bola de tênis

Altamente tecnológica, as bolas de tênis respondem a diversos critérios técnicos para oferecer a melhor jogabilidade. Entre as principais características estabelecidas pela Federação Internacional de Ténis, ou ITF da sigla em inglês, estão:

  • Diâmetro: Entre 6,54 e 6,86 centímetros; 
  • Peso: Entre 56 gramas e 59,4 gramas;
  • Altura: A bola deve quicar entre 134,62 cm e 147,32, quando solta a uma altura de 254 centímetros.

Internamente a bola é composta por uma esfera de borracha oca pressurizada. A parte externa da bola é revestida com o feltro conhecido por dar o aspecto de pelos. 

Esta parte felpuda é uma mistura de lã e fibras sintéticas como o nylon. O feltro é responsável por dar durabilidade e permitir maior controle da bola de tênis, pois oferece resistência ao ar e ao piso, propiciando mais possibilidades ao jogador para colocar efeito na batida, assim como a bola ser elaborada para cada tipo de piso.

O equilíbrio da proporção do feltro traz mudanças nas bolas de tênis. Assim, cada tipo de quadra tem uma bola específica para a melhor jogabilidade.

  • Bolas all court: É o tipo de bola mais comum. É utilizada em qualquer tipo de quadra, pois traz equilíbrio na quantidade de material natural e sintético no feltro. Com isso, é uma bola de tênis coringa para qualquer tipo de piso.
  • Bolas clay court: São indicadas para quadras como o saibro. Como o piso do saibro oferece mais atrito ao quique da bola, acaba sendo um piso mais lento. Dessa forma, a bola deve diminuir o atrito para se ter uma boa jogabilidade. Assim, o feltro deve ser mais liso, então a bola clay é composta com maior proporção de tecido sintético do que natural.
  • Bolas hard court: São indicadas para quadras rápidas. Ao contrário do tipo clay, como o piso duro tem menos atrito, a bola precisa ficar mais lenta para o jogo fluir de forma adequada. Então, as bolas hard têm mais lã no feltro do que a nylon.

As indicações dos tipos de bolas de tênis são encontradas nos tubos e na descrição dos produtos.

Qual a cor da bola de tênis?

A bola de tênis tradicional, que todos conhecemos, é da cor amarela. Mas você sabia que existem bolas de outras cores?

  • Bola de tênis Vermelha: 75% mais lenta que a bola tradicional, indicada para praticantes de até 8 anos de idade;
  • Bola de tênis Laranja: 50% mais lenta, para praticantes até 9 anos;
  • Bola de tênis Verde: 25% mais lenta, para praticantes até 10 anos;
  • Bola de tênis Amarela: É a bola tradicional, utilizada a partir dos 11 anos.

As bolas de tênis com cores diferentes são voltadas para o aprendizado, indicadas para o público infantil. Assim como a velocidade das bolas, as raquetes e o tamanho da quadra também devem ser menores, segundo cada faixa de idade, além da forma de pontuação ser diferenciada, de acordo com as regras da ITF.

Gostou de aprender mais sobre o mundo do tênis? Aproveite as promoções de tubos de bolas de tênis da Pró Spin. Aqui você encontra grande variedade e as melhores marcas, com packs e acessórios, como o pressurizador de bola de tênis, para ter sempre o melhor desempenho nas quadras.