O que é o Beach Tennis? Venha conhecer essa modalidade do Tênis

bola de tenis
5 Curiosidades sobre a bola de Tênis
12/03/2020
Jogar Tênis
Como começar a jogar tênis?
04/05/2021

O que é o Beach Tennis? Venha conhecer essa modalidade do Tênis

Beach Tênis

Visto como uma mistura de Tênis com Vôlei de Praia, o Beach Tennis é muito mais do que uma combinação desses esportes: é uma modalidade que une estratégia e trabalha todos os músculos do corpo.

Praticado na areia e com a rede no alto, o Beach Tennis tem ganhado cada vez mais novos adeptos. Acompanhe o artigo e descubra se este será o seu próximo esporte!

Onde surgiu o Beach Tennis?

O Beach Tennis surgiu no final da década de 80, na Itália. No ano de 1996, o esporte começou a ser profissionalizado, com a adequação de regras e normatização dos equipamentos. Hoje, a modalidade é praticada nas areias do mundo inteiro, com torneios e circuitos profissionais disputados em formato individual ou em duplas.

Quais são as regras do Beach Tennis?

O Beach Tennis é praticado na areia, com rede a uma altura de 1,70 m que divide os lados da quadra, além de contar com raquetes e bolas próprias para o esporte.

A dinâmica do jogo prega que o jogador só tenha contato uma única vez com a bola, sem deixá-la tocar na areia, com o objetivo de passá-la para a quadra adversária por cima da rede. Para as duplas também é apenas um toque por equipe a cada devolução.

O ponto se configura quando a bola para na rede, cai na areia, ou alguma falta acontece. Dessa forma, o objetivo é fazer a bola passar para o outro lado da rede para que o adversário não a alcance em sua área, ou forçando o seu erro. Veja as principais regras:

Saque: Pode ser feito de qualquer lugar, mas sempre atrás da linha de fundo. A cada game troca-se o sacador nas duplas. O saque pode ser tanto por cima quanto por baixo, porém, sendo duplas mistas, o saque deve ser sempre servido por baixo. Além disso, o saque que toca na rede e passa para a quadra do adversário coloca a bola em jogo. No Beach Tennis o saque tem apenas um serviço, diferente do Tênis tradicional com dois serviços em que se pode errar o primeiro saque sem prejuízo.

Pontuação: Similar ao tênis (15, 30, 40) nos games, porém sem vantagem no 40 iguais. Assim, quem pontua quando está empatado vence o game. Usualmente, os jogos são disputados em melhor de três sets, sendo os dois primeiros compostos pelos tradicionais games. Vence um set quem atingir primeiro 6 games. O empate de um game em 6×6 leva ao tie break. Caso a partida esteja empatada em 1×1 em sets, o terceiro e último set é disputado em um match tie break. Nessa situação vence quem fizer primeiro 10 pontos.

No jogo, é proibido

  • Entrar/pisar em quadra ao sacar;
  • Movimentar os pés (salto, corrida) antes da bola estar no ar (toss) durante o saque;
  • Tocar na rede com a raquete.

Ao cometer alguma dessas faltas o ponto é dado ao adversário.
Gostou de saber mais sobre o Beach Tennis? Que tal começar a praticar a modalidade? Na Pró Spin você encontra todo o material necessário para a prática do esporte, venha conferir!