Comparador de Raquetes
Head e sua Importância no Tênis
09/12/2014
o torneio de wimbledom
O Torneio de Wimbledon, Londres
16/12/2014

O Grand Slam do Tênis

Us Open

Grand Slam

Se você curte tênis, seja como praticante ou apreciador do esporte, você já deve ter ouvido falar do famoso Grand Slam, não é mesmo? Mas você sabe o que significa essa expressão?

Apesar de representar os quatro principais torneios de tênis mundial (o Australian Open, o Roland Garros, o Wimbledon e o US Open), originalmente é um termo carteado – que no jogo de bridge significa uma combinação ‘matadora’ de cartas.

Acontece que, em 1933, o jornalista americano John Kieran divulgou a possibilidade de o tenista australiano Jack Crawford vencer os quatro principais torneios do ano (só faltava o US Open) e, assim, completaria o, então desconhecido, “grand slam’. Só que os resultados não saíram como Kieran esperava. Apenas cinco anos depois um jogador foi capaz de tamanha façanha: Donald Budge.

Agora, que tal entender um pouco mais sobre cada um desses torneios?

GRAND SLAM DO TÊNIS

O Australian Open – fundado em 1905 – acontece em Melbourne, na Austrália, e é o torneio com maior premiação em dinheiro para os campeões. Ele sempre deixa os meses de janeiro ainda mais quentes na região e, também, na mídia especializada. Seus maiores vencedores são os tenistas Roy Emerson e Margaret Court, que levaram pra casa 6 e 7 troféus, respectivamente.

Roland Garros 2013 - Rafael Nadal

Paris, na França, recebe desde 1891 o campeonato de tênis que, hoje, é dono da maior audiência mundial, o Rolan Garros, que acontece em maio/junho e tem como maiores vencedores os jogadores Max Decugis e Suzanne Lenglen.

Já o renomado Wimbledon, agita Londres, na Inglaterra, desde 1877 e sempre em junho e julho. Os felizardos, que levaram mais medalhas pra casa, são W. Renshaw, Pete Sampras e Martina Navratilova. Uma curiosidade: é o mais tradicional torneio e todos os jogadores jogam vestidos de branco.

E para completar o ‘Gland Slam’, não poderia ficar de fora o US Open, que acontece nos meses de agosto e setembro em Nova York, EUA. Os maiores vencedores desse aberto – que já ocorreu em piso de grama, saibro e, também, sintético, são Richard Sears, Bill Larned, Bill Tilden e Molla B. Mallory.

Conheça alguns campeões:

O suíço Roger Federer é o maior campeão de Grand Slam, com 16 títulos de simples e 22 finais disputadas. No ano de 2009 ele venceu o único torneio que faltava para ele fechar o Grand Slam: o Roland Garros.

Margaret Court é a maior vencedora de Grand Slams de toda a história. A australiana já conquistou 38 títulos de duplas (feminina e mista), somando 62 títulos nos maiores torneios.

Stefi Graff é uma ex-tenista alemã, considerada umas das melhores da história. Dona de 22 títulos Grand Slam, também levou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, em Seul, na Coreia do Sul.

Único homem a conquistar o torneio do Grand Slam pelo menos duas vezes, Rod Laver é um tenista australiano muito conhecido por ter conquistado o Grand Slam mais ‘puro’ possível: ele simplesmente levou pra casa vitórias nos quatro títulos no mesmo ano.

E claro, para fechar a lista, tínhamos que citar campeões brasileiros. Você conhece a Maria Esther Bueno? Dona de 7 títulos, a jogadora ganhou 4 Wimbledon e 3 US Open simples. Atuando em dupla, foram 12.

E para o grand finale da nossa lista de campeões, Gustavo Kuerten. O tenista tem três Roland Garros. Só em 2000, levou o bi nesse título e encerrou o ano como o nº 1 do mundo. Viva Guga!

E aí, esquecemos de algum tenista que você acha que mereça estar aqui? Deixe seu comentário! Participe!

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.