O Torneio de Wimbledon, Londres
16/12/2014
O Torneio de Roland Garros
23/12/2014

O Australian Open

Você já ouviu falar do Australian Open? Ele é um dos quatro torneios que compõem a série Grand Slam de Tênis (junto ao Roland Garros, Wimbledon e US Open) e abre os jogos de cada temporada do grande evento do tênis mundial.

Sua primeira edição foi realizada em 1905 e, naqueles tempos, somente homens disputavam. Porém, o tênis australiano começou sua história um pouco antes, por volta de 1880, quando o país formou uma federação com a Nova Zelândia, chamada de Australásia. Logo, o primeiro grande torneio foi organizado (como dissemos, em 1905), em Melbourne, e nunca mais parou.

Pouco tempo depois, em 1922, a Nova Zelândia decidiu deixar a federação, mas isso não abalou os australianos – que atuavam com força nos jogos e já haviam brilhado em competições simples e, também, na Copa Davis. Ainda neste mesmo ano, uma outra mudança significativa na história do Australian Open: começavam as competições femininas em Melbourne.

Grand Slam Australian Open

Tempos de mudanças A nova Federação Australiana de Tênis resolveu mudar de cidade e começara, assim, a tornar Melbourne o novo pólo da prática do esporte no país, deixando Sidney no passado. Nada desanimava os esportistas estrangeiros (da Europa e da América do Norte), que – apaixonados assim como o povo australiano pelo tênis – viajavam por até três semanas para competir com os reis do pedaço.

Como, nesta época, os australianos já haviam rodado o mundo jogando tênis, o mix de rivalidade e receptividade de seu povo atraía o mundo, que sonhava em derrotá-los… Ato quase impossível na época.

Os primeiros nomes australianos a levantar troféus do Australian Open foram Rodney Heath, em 1905, e no feminino, Margaret Molesworth, somente em 1922, quando as mulheres entraram na jogada. E um pouco antes, em 1912, um jogador de outra nacionalidade levou, pela primeira vez, o troféu do torneio para a Inglaterra.

Ele se chamava Cecil Parke.

Apesar de a Federação Australiana de Tênis ter se mudado para Melbourne em 1926, o torneio acabou acontecendo em diversas cidades do país, ao longo de muitos anos. Somente em 1972, os organizadores do evento decidiram concentrar as atividades na mesma cidade, no Kooyoung Lawn Clube. E outras mudanças viriam por aí…

Em 1988, o complexo esportivo Flinders Park foi inaugurado, refletindo diretamente no sucesso do grande evento, já que aumentou em 80% a presença de seu público em relação ao ano anterior. A troca do piso, de grama para uma superfície sintética e dura, conhecida como Rebound Ace, foi implementada (hoje em dia o piso é Plexicushion.

Um material azul que deixa a pisada um tanto mais lenta). Em 1996, mais mudanças: após uma grande reforma para melhoria da estrutura, o estádio passou a ser chamado de Melbourne Park. Hoje, após mais algumas mudanças, o lugar conta com um sistema de teto retrátil, que abre ou fecha diante do clima – normalmente, mais por causa do calor extremo do que por conta das pancadas de chuva. Aliás, quando a temperatura passa dos 38º e a umidade bate os 70%, o jogo é suspendido. Essa máxima é conhecida como “Regra de Proteção ao Calor”. Esse regulamento é praticamente único australiano, por causa do clima da região e da época em que ocorre.

E que tal falarmos de uma grande motivação para os jogadores treinarem pesado para o torneio? Sua premiação é de dois milhões de dólares, tanto no feminino como no masculino. E quem são os grandes campeões? Para citar alguns felizardos, temos: Rod Laver, Guillermo Villas, Boris Becker, Pete Sampras, Andre Agassi, Roger Federer, Billie Jean King, Martina Navrátilová, Chris Evert, Steffi Graf, Monica Seles, Martina Hingis, Maria Sharapova, entre outros.

Já os campeões da edição de 2014, realizada entre 14 e 27 de janeiro, são Stanistas Wawrinka no masculino simples e, no feminino simples, a chinesa Na Li. Nas duplas, Sara Errani e Roberta Vinci, representando as mulheres e, Lukas Kubot e Robert Lindstedt, os homens. Nas duplas mistas, os que levaram a melhor são Kristina Mladenovic e Daniel Nestor.
E a edição 2015 já está chegando… Ela acontece de 19 de janeiro a 1º de fevereiro. Você já tem um favorito? Fique de olho no Australia Open 2015: @australianopen

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.