De onde saiu o 15-30-40 na contagem do tênis?
De onde saiu o 15-30-40 na contagem do tênis?
24/06/2021
Melhor Overgrip
Qual é o melhor overgrip?
03/09/2021

Dicionário do tenista: os termos do tênis de A a Z

Dicionário do tenista

Quem joga tênis sabe que existe uma grande quantidade de termos no esporte. Algumas palavras todos conhecem, outras nem tanto. 

Por isso, a Pró Spin selecionou um vocabulário com os principais termos que fazem parte do jogo. Confira!

Dicionário do tenista

Ace – É o ponto de saque. Acontece quando o adversário não alcança a bola ou não consegue devolvê-la para frente mesmo tocando nela, sendo um saque indefensável.

Break Point – Situação em que o jogador que recebe o saque está a um ponto de quebrar o saque do adversário e vencer o game. 

Circuito – Série de torneios de tênis que acontecem em determinado período de acordo com os organizadores.

Dupla falta – Quando o sacador erra as duas oportunidades de colocar a bola em jogo no saque, perdendo o ponto em disputa.

Foot fault – Falta cometida pelo jogador ao pisar na linha da quadra ao realizar o saque.

Game – São os pontos que formam um set. Os pontos do game são contabilizados no sistema 15-30-40.

Half volley – Batida rápida na bola após quicar na quadra, logo quando está subindo, também chamado de “bate pronto”.

Iguais – Também chamado de “deuce”, acontece quando o game está em 40-40, sendo cantada a igualdade do placar para indicar que será preciso vantagem de dois pontos para vencer o game.

Juiz de cadeira e juiz de linha: O primeiro é o juiz principal e tem como responsabilidade a contagem e confirmação dos pontos, a execução das regras, o controle do tempo entre outras situações. Já o juiz de linha tem como responsabilidade marcar a saída da bola das áreas da quadra quando a bola está em jogo.

Lob – Jogada que visa encobrir o tenista adversário.

Match Point – É o ponto a ser jogado que pode decidir o jogo. O tenista com match point precisa confirmar o ponto para vencer a partida.

No-Ad – Sistema utilizado em determinadas competições onde não existe vantagem no game empatado em 40-40. Assim, quem faz o próximo ponto vence.

Out – É a bola fora sinalizada pelos juízes quando ela não atinge as marcações da quadra.

Pneu – O pneu é um modo de se referir ao game que foi vencido de forma implacável, por 6-0.

Quebra de saque ou serviço – Situação em que o vencedor do game é o tenista que está recebendo os saques.

Raquete – Equipamento do jogo de tênis empunhado pelo cabo para rebater a bola pela parte das cordas. 

Set – Parte da pontuação do tênis. As partidas são disputadas em melhor de 3 ou 5 sets, dependendo do torneio. Para vencer um set de tênis é preciso vencer os games.

Topspin – Efeito colocado na bola em um movimento com a raquete de baixo para cima, fazendo a bola subir e cair rapidamente na quadra adversária.

Underspin – É o movimento contrário ao topspin, ou seja, de cima para baixo com a raquete, colocando efeito reverso tirando a velocidade e obtendo um quique baixo da bola.

Vantagem – Com o game empatado é necessário dois pontos de diferença para vencê-lo. Assim, o primeiro ponto após a igualdade configura a situação de vantagem.

Winner – Golpe indefensável não proveniente do saque (pois nesse caso é chamado de ace) que o adversário não chega na bola.

Lembrou de alguma palavra que ficou sem letra no dicionário do tenista? Envie para nós a sugestão e aproveite para conferir as ofertas do dia Pró Spin, selecionadas especialmente para você ter o melhor desempenho nas quadras.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.