raquete beach tenis e bola na areia
O que é o Beach Tennis? Venha conhecer essa modalidade do Tênis
27/04/2021
bolas de tênis
Por que as bolas de tênis têm pelos?
10/06/2021

Como começar a jogar tênis?

Jogar Tênis

O tênis é um esporte apaixonante e quem pratica uma vez não o abandona mais! Isso porque o jogo é uma excelente atividade física que trabalha diversos músculos e também requer concentração e muita estratégia.

Apesar disso, muitas pessoas que têm vontade de jogar não conseguem, pois têm dúvidas sobre o esporte ou encontram dificuldades para iniciar a prática. Pensando nisso, preparamos esse texto para ajudar você a começar a jogar tênis!

Como é uma partida de tênis?

A partida de tênis pode ser jogada individualmente ou em duplas e existem três tipos de piso para quadras: saibro (terra), quadra rápida/dura, ou grama.

O jogo tem como objetivo não deixar que a bola quique dentro da sua área na quadra mais do que uma vez. Assim, é permitido apenas que a bola pingue uma única vez, em seguida o jogador deve passar a bola para o lado do adversário por cima da rede, cuidando para acertar dentro da área demarcada da quadra. 

Só é obrigatório que a bola quique uma única vez na quadra antes de devolvê-la para o lado adversário na hora do saque. Com a bola já em jogo é permitida a devolução antes que a bola toque o piso.

A bola é colocada em jogo por meio do saque e o ponto se configura quando a bola pinga duas vezes dentro da quadra, quando não passa pela rede, ou quica fora da área. Penalidades também podem configurar pontos. Para saber detalhadamente as regras e como funciona a pontuação, confira aqui as regras do jogo.

Equipamento inicial

Para jogar uma partida de tênis é importante ter o material correto. Você precisará inicialmente dos seguintes equipamentos:

Com a evolução no esporte será preciso outros equipamentos (raqueteira, antivibrador, testeira, munhequeira, cushion grip,overgrip), assim como obter raquetes mais adequadas ao nível de experiência. No entanto, para começar, tendo estes equipamentos de marcas originais já é possível praticar.

Como eu posso começar a jogar tênis?

O tênis é um esporte que para ser praticado precisa de orientação e treino. Por isso, o correto é buscar um profissional de educação física qualificado para aulas. Além de aprender as regras, com o treino você aprenderá os movimentos corretos, a forma de empunhar a raquete, estratégias, assim como aprenderá a escolher o material correto para cada etapa na sua evolução. 

Existem poucas quadras públicas, sendo que a maioria das quadras ficam em clubes ou centros voltados para o tênis. Hoje em dia, tem se popularizado quadras também em condomínios, porém é importante salientar a necessidade de sempre buscar um profissional para o início no esporte.

Treinar em academias de tênis é uma ótima pedida, pois lá existem profissionais especializados, prontos para lhe atender independente da sua faixa etária. Fora isso, é um local muito importante para socializar com outros praticantes como forma de melhorar no esporte e ter parceiros para jogar ao longo da vida.

E para quem pensa que o tênis é um esporte caro e elitista, deve-se pensar que, assim como qualquer outro esporte, existem gastos relacionados ao esporte da mesma forma como se aluga uma quadra para jogar futebol, ou paga-se a academia para musculação.

Pensando dessa maneira, sendo o tênis a sua atividade, este não é um gasto, mas sim um investimento. E como todos sabemos, investir em uma atividade física que trabalha o corpo e a mente traz mais qualidade de vida para o dia a dia.
Viu como jogar tênis é um verdadeiro ganho? Para saber mais, confira o Guia do Tenista Iniciante e conte com a ajuda da Pró Spin para começar a jogar tênis, utilizando sempre os melhores materiais esportivos.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.