Cabo da Raquete: Por que é tão Importante?

Cushion Grips
Cushion Grips: Tudo sobre esse Acessório para Raquete
30/09/2021
Calçado para Jogar Tênis
Calçado para Jogar Tênis: Qual a Melhor Opção para Escolher?
05/10/2021

Cabo da Raquete: Por que é tão Importante?

Sharapova
Cabo da Raquete

Na hora de comprar, dúvidas a respeito do cabo da raquete de tênis podem aparecer como: existem diferentes tipos e tamanhos? Se sim, qual é o ideal pra mim? 

O cabo da raquete é muito importante e pode ser um ótimo aliado na hora de suas partidas, vamos entender por quê?

Por que o cabo da raquete é importante?

Quando se pensa em qualquer tenista e em seu equipamento mais usado, qual é a primeira palavra que vem à nossa mente? Isso mesmo, a raquete. 

E no tratar da mesma, além das cordas terem suas especificações (superfície que entra em contato com a bola), também é necessário que o atleta se atente ao cabo, já que essa é a parte de ligação com seu corpo e possui da mesma forma, suas particularidades.

A grossura do cabo será responsável por trazer a medida perfeita de pegada, conhecida popularmente como: empunhadura. Ou seja, o diâmetro perfeito para o contato da sua mão com a raquete.

Tipos de materiais: cushion grips x overgrips

A raquete de fábrica possui um revestimento no cabo chamado: Cushion Grips. Uma espécie de fita adesiva almofadada, que ajuda no conforto da pegada, na aderência e absorção do suor. Encontrado na maioria das vezes nos materiais: sintético e couro.

Por conta da espuma presente, esse acessório costuma aumentar em alguns milímetros a circunferência do cabo.

Outro acessório também utilizado para auxílio  na pegada dos cabos da raquete de tênis, são os famosos: Overgrips. Fitas parecidas com as anteriores, porém mais finas. Essas, não engrossam o cabo e são bastante utilizadas pelos tenistas de performance.

É sempre bom lembrar que não existe regra. Independente do grip utilizado, o gosto e preferência do tenista é o que vale. Então teste, e veja como você se adapta.

Como escolher o tamanho do cabo da raquete?

A melhor opção seria o auxílio de um especialista ou de um medidor de mão. Mas caso você não tenha nenhuma das alternativas por perto, existe uma técnica utilizada para descobrir seu tamanho de cabo, atente-se aos passos:

  1. Segure a raquete com sua mão dominante;
  2. Observe o espaço entre o seu terceiro dedo (dedo do meio) e a bochecha de sua mão;
  3. Em seguida, tente colocar o dedo indicador da mão oposta no espaço. 

Se o dedo ficar apertado, significa que o cabo está fino, e quando a bola bater nas laterais das cordas, a raquete irá girar, exigindo assim mais força, trazendo futuras lesões.

Caso fique folgado, com espaço sobrando, o cabo está grosso. Dessa vez a raquete cairá de sua mão quando a bola bater no topo das cordas. Também exigindo mais força, e consequentemente, lesões.

Seu objetivo é que o dedo indicador repouse no espaço naturalmente. E aí sim, você conseguiu a empunhadura perfeita para sua mão!

Onde encontrar raquete de qualidade? 

Muito se fala sobre os materiais utilizados nas raquetes: carbono, grafite, alumínio.. Definitivamente, as melhores raquetes são compostas por carbono, já que é um material ultra resistente e peso leve.

Encontrado nas melhores marcas de raquetes, como: Wilson, Babolat, Yonex e outras, todas disponíveis no site da PRÓ SPIN, especializada em equipamentos esportivos. 

Na hora de comprar, atente-se ao tamanho do cabo da raquete de tênis e a relação com seu corpo, já que isso interfere não apenas na sua performance em quadra, mas na sua saúde. 

Essa é a maior preocupação da PRÓ SPIN ao fornecer os melhores e mais variados equipamentos do mercado. 

Confira já! 

Loja de Artigos Esportivos para Tênis – Pró Spin (prospin.com.br)