Tipos de Saque
Chapado, Slice ou Spin: saiba mais sobre tipos de saque
18/04/2019
Raquete de Tênis
Como limpar a sua raquete de tênis
18/04/2019

Psicologia e o tênis: você precisa de um psicólogo?

Psicologia e tênis

Psicologia e tênis

Muitos atletas têm aproveitado os benefícios de ter um psicólogo integrando sua equipe de preparo físico e sua saúde mental. Afinal, o esporte sempre exige habilidades de nosso corpo, como uma boa coordenação, velocidade, controle e também a tomada de decisão.

Muitas vezes, ao se ver em situações de estresse – como uma grande partida, por exemplo – algumas pessoas podem se sentir “bloqueadas”, apresentando um desempenho insuficiente.

Em uma única partida de tênis, os jogadores devem realizar de 900 a 1000 tomadas de decisão – algumas em menos de um segundo, acontecendo quase que inconscientemente. Além disso, o fator de enfrentar um adversário face a face pode provocar uma tensão ainda maior, podendo mudar os rumos de um grande torneio.

Portanto, para os atletas profissionais é essencial contar com esse apoio psicológico. Para os atletas amadores, mas que desejam um bom desempenho, inteligência emocional, a companhia de um profissional desta área também pode ajudar a determinar o melhor treino, bem-estar e levando à superação de alguns limites.

O que um psicólogo pode fazer por um tenista

São várias as maneiras que a psicologia esportiva pode ajudar um atleta, independentemente de seu nível de habilidade e do seu esporte preferido.

Uma das coisas a ser trabalhada é o equilíbrio emocional. O fato de estar em frente a um adversário pode desequilibrar um jogador, fazendo com que ele perca o foco ou fique tão nervoso que não consiga dar as respostas rápidas que a situação pede.

Além disso, há o relacionamento de um jogador consigo mesmo. Todas as cobranças que ele ou ela se faz ou até mesmo as crenças limitantes podem impedir que alcance o melhor desempenho nas quadras.

O psicólogo esportivo também pode ser útil para os treinadores de tênis, ajudando a desenvolver melhor a percepção e a calma em situações de pressão. Com isso, conquista-se não apenas a vitória, mas também mais confiança, autocontrole e autoconhecimento. Aliando Psicologia e tênis.

Veja mais dicas em nosso blog e encontre tudo o que você precisa aqui na Pró Spin!

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.