Você conhece o Blind Tennis?
17/01/2014
Brasil Open
Pró Spin será a loja oficial do Brasil Open 2014
23/01/2014

Banho de imersão no gelo: O analgésico natural

Banho de imersão no gelo

Banho de imersão no gelo

A primeira modalidade a usar o banho de imersão no gelo, foi o atletismo. Hoje em dia essa técnica é utilizada por outras modalidades, inclusive o tênis.

Esse tipo de técnica ajuda na redução de dores e na diminuição do risco de lesões, como a distensão muscular. Isso acontece devido o efeito imediato que o gelo exerce na região a qual está em contato.

Após uma partida, o corpo do atleta está totalmente vascularizado e com muito ácido látrico. A baixa temperatura gera uma vasoconstrição diminuindo o fluxo sanguíneo, fazendo com que o sangue se centralize na região abdominal para o melhor funcionamento das vísceras. Ao sair do gelo, o sangue circula com mais oxigênio, ajudando a eliminar as toxinas que ficam na musculatura devido ao esforço físico.

Geralmente a temperatura utilizada nos banhos de imersão varia entre -1ºc e 5ºc, durante um tempo de 3 a 5 minutos. Evite correr ou pular logo após a utilização dessa

Benefícios

Produz anestesia, analgesia, diminui o espasmo muscular, induz ao relaxamento, permite mobilização precoce, incrementa o limite de movimentos, quebra o ciclo dor-espasmo-dor e diminui o metabolismo.

Quando usar

Em fraturas consolidadas ou em fase de consolidação, alterações posturais, pós-lesões traumáticas como: entorses, luxações, subluxações, lesões impactantes, etc., além de pós-operatórios ósseos e articulares. Após atividade física prolongada e de esforço físico máximo. Isso tudo, de acordo com cada tipo de pessoa.

Resultados

Dentre os resultados possíveis, podemos citar: benefícios como o aumento da amplitude de movimento, diminuição da tensão muscular, relaxamento, analgesia, melhora na circulação, absorção do exudato inflamatório e debridamento de lesões, bem como o incremento na força e resistência muscular, além de equilíbrio e propriocepção na redução do tônus muscular.

O gelo se usado indiscriminadamente (sem a técnica adequada ou por tempo excessivo) pode ser lesivo para os tecidos, principalmente a pele. Em caso de dúvidas, consulte um Fisioterapeuta.

Fonte: David Homsi

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.