Rafael Nadal
Quem é Rafael Nadal?
30/08/2013
Roger Federer
A arte de Federer está em risco?
06/09/2013

Maria Helena esbanja boa forma.

Maria Helena

Maria Helena Xavier Barbosa é um exemplo de que a idade não é uma barreira para a prática de exercícios físicos. Aos 80 anos, ela mostra flexibilidade, boa forma e, principalmente, vitalidade. Na quadra de tênis, corre de um lado para o outro em busca da melhor rebatida e da vitória. E vencer é rotina para Maria Helena.
O currículo de 39 anos no esporte é extenso e conta com mais de 300 troféus, que colocaram a tenista no 1º lugar no ranking nacional e sul-americano, além da 3ª colocação mundial na categoria acima de 75 anos.

“Quando estou dentro de quadra, me dá mais vontade de jogar. Sempre penso no próximo campeonato. Por mais que às vezes pense em parar, é aqui que eu descanso. É uma alegria enorme poder atuar e ainda conseguir todos os troféus que tenho” conta a atleta.

Depois de jogar basquete e vôlei em sua juventude, somente aos 41 anos ela teve o primeiro contato com a raquete. E foi amor à primeira vista. Associou-se à Confederação Brasileira de Tênis e à International Tennis Federation. Mesmo sem patrocínio no início, ela se esforçava para estar em todas as competições e, assim, conheceu um mundo novo.

“No começo, quando não tinha patrocinadores, eu ia de ônibus para todos os lugares. Cheguei a viajar o Brasil inteiro, além de Argentina e Uruguai. Dormia até na rodoviária algumas vezes quando era preciso. Agora é diferente. Comecei a ganhar e a disputar os mundiais. Isso já me permitiu conhecer Turquia, Portugal, Estados Unidos, Espanha, Áustria e Croácia. Às vezes penso em parar para ir viajar com calma, mas o tênis sempre me leva a lugares lindos.”

A ajuda da família é essencial. Além dos filhos e netos, o marido é o principal entusiasta em ter uma esposa esportista.

“Tem que acompanhar e prestigiar. A gente faz com muito prazer. Às vezes fico até cansado de tantas historias da viagem que ela traz quando volta. Ela tem uma turma muito boa. Ela fica muito feliz no tênis, então a gente ajuda” explica o marido.

Treinamento

Para manter a boa forma e estar preparada para todas as competições que disputa – a atleta recebeu o troféu de melhor jogadora da temporada da Federação Paulista de Tênis nos últimos 16 anos -, Maria Helena tem que suar e faz questão de treinar bastante. O técnico Israel Silva é quem acompanha a atleta e elogia a disposição de sua principal estrela.

“Sempre dá canseira em mim. Para acompanhar tem que estar muito bem. Com a idade que ela tem, fazer tudo o que ela faz é difícil. Tem muito jovem que não consegue. Serve de inspiração para toda garotada que nós treinamos aqui”

O ritmo de Maria Helena às vezes empolga tanto o técnico, que força mais o treino. Nessa hora, a tenista não pensa duas vezes em dar uns bons puxões de orelha no comandante.

“Às vezes eu me irrito com ele quando começa abusar um pouco de mim. Esquece dos meus 80 anos. Ai eu quebro o pau. Mas ele é ótimo. Tudo o que ele me ensinou não tem preço” comenta a atleta.

Terapia

Maria Helena ainda projeta vários anos de carreira e muitos títulos para se juntar aos tantos troféus na galeria que mantém na sala da casa onde mora. A atleta vê o tênis como a maior terapia para enfrentar o dia a dia.

“Isso é muito bom. A gente esquece de tudo que está acontecendo de ruim e só lembra no bem que o esporte faz para a gente. O esporte sempre me ajudou a manter o corpo e a cabeça muito boa. A cabecinha está ótima. Quanto mais a gente se encontra, mais aprende. É maravilhoso para a mente.”

E quando é questionada se pretende parar um dia, a resposta é simples e objetiva.

“Não. Nossa Senhora. Vou até quando eu puder mesmo. A gente sempre tem vontade de jogar e ganhar.”

(Fonte: globoesporte.com)

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.