Treinamento Mental
Porque o treinamento mental no tênis é tão importante
16/09/2013
Bolinhas
Tudo o que você precisa saber sobre as bolinhas
20/09/2013

A solução para o Tennis Elbow

Tennis Elbow

Tennis Elbow: Você já ouviu falar?

Os tenistas amadores sabem que com certa freqüência acabam sofrendo de algo considerado como o terror de todo tenista, o famoso Tennis Elbow ou Epicondilite Lateral, e apesar de ter esse nome ele não é uma patologia exclusiva dos tenistas, também atinge pessoas que, por esforço repetitivo e vícios posturais, sobrecarregam alguns tendões localizados na região do cotovelo.

O Tennis Elbow nada mais é do que uma inflamação dos tendões de músculos que se localizam na parte posterior da mão e do antebraço e se inserem em uma extremidade do osso do braço chamada epicôndilo lateral. Esses músculos são responsáveis por movimentos de extensão e flexão dorsal do punho, pela sua inclinação para o lado do dedo mínimo, por certos movimentos dos dedos e alguns por torção do antebraço.

Pode ocorrer que uma falha em um golpe de tênis, geralmente no backhand, sobrecarregue essas estruturas e se inicie um quadro inflamatório. Outros fatores que tmbém podem influenciar sâo: o tamanho do grip inadequado da raquete (grande ou pequeno demais), segurar a raquete com força excessiva, forçar demais a articulação do punho em extensão ou flexão. Muitos desses fatores e alguns outros que não foram mencionados, podem estar presentes ao mesmo tempo. Muitas vezes, um problema primário localizado em região distante do antebraço pode terminar um quadro de Tennis Elbow.

Por isso, exercitar partes específicas do corpo é importante por uma série de motivos. Se você é esportista, algumas modalidades, como o tênis, exigem bastante dos membros superiores, sendo necessário ter maior atenção com as mãos, punhos, antebraço, braço e ombros para prevenir lesões como o Tennis Elbow, uma dor, não só no cotovelo, mas também de cabeça para muitos tenistas.

A MonsterBall é uma esfera com um giroscópio que promete fortalecer os membros superiores. De acordo com especialistas, exercícios de giro são comprovadamente eficientes na prevenção e eliminação de lesões do Túnel do Carpo, Artrite, Tendinite, Tennis Elbow e outras causadas por repetição de movimentos.

MonsterBall

Monsterball

É um giroscópido de mão do tamanho de uma bola de tênis. Leve e compacto, pode ser levado em uma bolsa, mochila e até mesmo em alguns bolsos, mas não se deixe enganar pelo tamanho, pois a Monsterball pode alcançar até 16 mil RPM e torque de até 18 quilos.

O impulso inicial

A MonsterBall precisa de um “empurrão” para que você comece o exercício, e há diferentes maneiras para isso:

– Utilizando a corda: A esfera no interior da MonsterBall possui um orifício, introduza a corda neste buraco, em seguida vá contornando a esfera com a corda. Quando terminar o processo, puxe a corda com firmeza e o rotor da MonsterBall será ativado.

– Sem a corda: Você pode optar por não usar a corda e dar o impulso você mesmo. Assim, basta encostar a esfera central e impulsionar a rotação. Você sentirá que o rotor será ativado. Depois que o rotor começar a funcionar, basta você segurar aMonsterball e iniciar movimentos circulares com o pulso. Quanto mais você girar o seu punho, maior será o número de rotações e a força gerada.

O exercício

Você sente o movimento do rotor e ouve com clareza o barulho que ele faz. É neste momento que você passa a controlar o exercício, fazendo movimentos para os lados. Quanto mais rápidos, mais resistência você sente.

O segredo da MonsterBall é um giroscópio dentro de uma esfera externa, onde você controla a velocidade do giro. Ele não usa nenhum tipo de energia a não ser os movimentos do seu braço. A sacada é que você precisa ter firmeza e coordenação para manter o giroscópio ativo.

É possível perceber o trabalho do braço inteiro em poucos segundos. Se você é daqueles atletas de fim de semana, com certeza vai precisar dosar bem a força, pois poucos segundos são suficientes para deixá-lo com o braço pesado e até com um pouquinho de dor.

Exemplos de exercícios:

Antebraço – sentido anti-horário -> Estenda seu braço e gire seu punho no sentido anti-horário para concentrar a força nos músculos superiores do antebraço.

Antebraço – sentido horário -> Usando a mesma técnica acima, girando seu punho no sentido horário, você estará concentrando a força nos músculos inferiores do antebraço.

Bíceps -> Para exercitar seus bíceps, flexione seu braço e movimente a bola no sentido anti-horário. Gire seu punho também para dentro.

Peitoral -> Mantendo seu braço quase estendido e a MonsterBall para frente, os músculos do peitoral são exercitados.

Ombro (Deltóide) -> Mantendo seu braço reto e baixo ao seu lado, gire a MonsterBall no sentido horário para treinar os músculos Deltóides.

Dedos e Mão (Força da Pegada) -> Quando você usa a MonsterBall em um regime de rotações baixas, movimentando-a apenas com os dedos, a MonsterBall aumentará a força da pegada da sua mão e dos seus dedos.

Fortalecimento do punho -> Independente de como você segura a sua MonsterBall ou em qual regime você trabalha, ela fortalece os seus punhos em todas as situações.

Trocar de mão e parar

É recomendado passar a MonsterBall de uma mão para outra quando cansar. Mas é preciso ter cuidado ao manusear o giroscópio de mão. Se o rotor estiver em alta velocidade e entrar em contato com a pele, você pode sentir uma pequena queimadura. Também é necessário ter bastante cuidado ao parar o exercício. O ideal é ir diminuindo a velocidade progressivamente. Se você parar de repente, é como dar vida à MonsterBall. Ela começa a se mexer de forma pesada, podendo cair no chão. É necessário ter firmeza nas mãos neste momento.

Inicialmente as pessoas podem ter dificuldade em manter os exercícios por vários minutos, a não ser que já tenha experiência e força. Quanto maior a frequência de uso, mais fácil será o manuseio.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.