Preparação Física

A preparação física é essencial para o treinamento de qualquer esportista. No caso do tênis, existem detalhes técnicos específicos que devem ser cuidados, principalmente porque há uma grande exigência física e, por isso, é preciso evitar lesões.

Se você não estiver bem preparado, poderá sentir dores e desgastar a sua massa muscular e articulações.

Na hora de realizar o seu treino, o preparador físico deve levar em consideração o esforço feito dentro das quadras. Deste modo é possível evitar sobrecargas em áreas mais sensíveis do seu corpo.

O programa de preparação física também deve ter flexibilidade, para atender às limitações e restrições que possam aparecer no dia a dia do jogador.

Tempo de preparação

O tempo de atividades vai depender da idade e do nível do jogador. Para os jogadores profissionais, em temporada de torneios é necessário preservar também a integridade, evitando o cansaço.

Para os jogadores mais jovens, o treino deve incluir trabalho aeróbios, de flexibilidade, coordenação e exercícios de compensação. Isso deve durar cerca de 1h45 dentro da quadra e 45 minutos de preparação.

Como elaborar o treino

O recomendado é que esses treinos tenham o acompanhamento de um professor de educação física ou fisioterapeuta, se já houver alguma lesão.

O preparador físico poderá recomendar desde exercícios aeróbicos até o uso de alguns equipamentos, como a Power Ball, que ajuda a fortalecer e trabalhar a sua coordenação motora.

É importante que os exercícios consigam estimular o fortalecimento dos músculos, protegendo articulações. Afinal, o tênis é um esporte de alto impacto, principalmente nos membros superiores.
Veja mais dicas em nosso blog de como elaborar o melhor treino e como se proteger do alto impacto do esporte. Encontre no site da Pró Spin produtos de qualidade para ter o melhor desempenho, dentro e fora das quadras.

06/06/2019

Como fazer a preparação física para jogar tênis

A preparação física é essencial para o treinamento de qualquer esportista. No caso do tênis, existem detalhes técnicos específicos que devem ser cuidados, principalmente porque há uma grande exigência física e, por isso, é preciso evitar lesões. Se você não estiver bem preparado, poderá sentir dores e desgastar a sua massa muscular e articulações. Na hora de realizar o seu […]
18/04/2019

Psicologia e o tênis: você precisa de um psicólogo?

Muitos atletas têm aproveitado os benefícios de ter um psicólogo integrando sua equipe de preparo físico e emocional. Afinal, o esporte sempre exige habilidades de nosso corpo, como uma boa coordenação, velocidade, controle e também a tomada de decisão. Muitas vezes, ao se ver em situações de estresse – como uma grande partida, por exemplo – algumas pessoas podem se […]
18/04/2019

Quais são os acessórios de proteção para quem joga tênis?

Os equipamentos de proteção esportiva são muito importantes para quem deseja praticar uma modalidade sem prejudicar partes do corpo que estejam vulneráveis. Eles ajudam na prevenção e tratamento de torções, contusões, entre outros problemas. Eles devem ser usados de acordo com a recomendação de profissionais da saúde, como médicos ou preparadores físicos. Conheça esses equipamentos e saiba qual é a […]
17/12/2018

Hidratação é essencial para o seu jogo

Para ter o melhor desempenho nas quadras e se manter saudável fora delas é muito importante se preocupar com a sua hidratação. O corpo está perdendo líquido a todo momento, seja por meio da transpiração ou pelas suas necessidades fisiológicas. Nosso organismo precisa da água para desempenhar atividades vitais, assim como para manter a temperatura adequada mesmo nos dias mais […]
07/08/2018

Fisioterapeuta: você precisa de um para o seu treino?

O fisioterapeuta pode desempenhar um importante papel dentro do seu treino, principalmente se você segue o caminho do esporte como uma prática profissional. Ele é essencial na concentração pré-jogo, durante a partida e principalmente no processo de recuperação do atleta, que pode durar o restante do dia. A presença de um profissional de fisioterapia nos treinos dos atletas profissionais, além […]