Começa o Grand Slam, o maior torneio de tênis do mundo
17/01/2014
Banho de imersão no gelo
Banho de imersão no gelo: O analgésico natural
23/01/2014

Você conhece o Blind Tennis?

Blind Tennis

17Pouco difundido pelo mundo, o Blind Tennis ou Tênis para Cegos, teve inicio no Japão em 1986 através de um sonho de Miyoshi Takei, um adolescente de 16 anos. Ele tinha problemas de visão desde que nasceu e tinha muita vontade de jogar tênis.

Seu primeiro desafio foi produzir uma bola especial que permitisse aos jogares encontrá-la através do som emitido quando tocasse o chão. A primeira tentativa foi com uma bola de plástico, onde em seu interior foram inseridas bolinhas de chumbo. O resultado sonoro foi muito bom, porém a bola não pulava o suficiente para jogar tênis. Certo dia Takei descobriu a bola utilizada no mini-tênis, bola feita de material esponjoso, foi quando teve a ideia de parti-la ao meio e colocar uma bola de tênis de mesa para cegos e deficiente visuais, essas bolas possuem 4 bolinhas de chumbo no interior. Tempos depois o “Centro de Reabilitação Nacional para Deficientes” iniciou um projeto para manufaturar a bola especial.

Em 1990 teve o primeiro torneio nacional e desde então é disputado anualmente no mês de novembro. Recentemente os japoneses começaram a promover o esporte internacionalmente, com uma visita à Inglaterra, segundo país a introduzir o Blind Tennis.

Hoje o Blind Tennis pode ser jogado por pessoas completamente ou parcialmente cegas e a pontuação segue as mesmas regras de contagem do circuito mundial de tênis. Há diferenças no tamanho da quadra, quantidade de quiques. Confira abaixo as regras:

Quadra

– Comprimento: 13,4 m- Largura: 6,1 m

– Dividida em duas metades por uma rede de 80cm de altura no centro e 85cm nas pontas.

– São necessários no mínimo três metros de espaço livre no fundo da quadra e dois metros nas laterais.

– As linhas da quadra são feitas por fitas adesivas com uma linha de 2mm por baixo, para que os tenistas sintam a marcação da quadra.

– Normalmente o Blind Tennis é disputado em ginásios fechados para que o som da bola fique ainda mais audível.

Raquete

– Raquetes Junior.

Bola

– O diâmetro da bola esponjosa é de 9cm.

– No centro da bola há uma outra de tênis de mesa que contém quatro bolinhas de chumbo para produzir o som ao tocar o chão

– Além de produzir o som, as bolas permitem aos deficientes visuais que identifiquem a altura, direção e velocidade aproximada da bola.

– Pode ser amarela ou preta- Cada bola é especialmente manufaturada e custa aproximadamente US$ 10.

Categorias

– B1 (o ‘B’ é usado como abreviação de Blind) é para as pessoas totalmente cegas.

– B2, B3 e B4 são parcialmente cegos. B2 é capaz de ver o movimento de uma mão quando ela se move em frente aos seus olhos. A falta de visão é abaixo de 0.03 ou a visão é abaixo de 5 graus. A falta de visão dos atletas B3 é acima de 0.03 ou a visão é acima de 5 graus. Para os jogadores B4 não há regulamentação para a falta de visão.Os tenistas da classe B1 tem direito a três quiques. Os jogadores da B2 e B3 podem deixar a bola tocar o chão duas vezes. Na categoria B4 a bola pode pingar apenas uma vez.Jogadores da classe B2, B3 e B4 podem jogar na categoria B1 com venda nos olhos.

Saque

– O sacador deve pergunta “Ready?(pronto). Em seguida o recebedor deve responder “Yes” (sim). Após a resposta do recebedor, o sacador tem cinco segundos para sacar.

– Caso o recebedor não responda, e o sacador execute o golpe mesmo assim, um ‘let’ é chamado.

– Tanto o sacador como o recebedor podem perguntar ao juiz ou boleiro qual a posição deles na quadra.

Falta no saque

– Quando a bola não atinge a área de saque no primeiro quique.

– Quando o sacador começa o movimento do saque, mas não atinge a bolinha.

– Quando a bola atinge o recebedor diretamente sem encostar na quadra- Quando o sacador atinge a bola correndo ou andando.

Perda de pontos

– Em caso de dupla-faltas.

– Quando não se bate na bola antes do número correto de quiques- Quando alguém passa orientações durante o andamento da partida.

– Quando a bola o atinge diretamente – se estiver dentro da quadra..

– Quando a bola toca duas vezes a raquete.

– Quando o contato com a bola é feito na área do adversário (invasão).

– Quando alguma parte do corpo, ou da raquete encostar a rede antes do ponto acabar.

– Quando a bola atinge o juiz.

Contagem

– A contagem é igual ao do circuito profissional de tênis. No Japão, na maioria dos torneios o set vai até 4 games. Quando há empate em 3-3, joga-se um tie-break.

Outras Regras

– Quando os dois jogadores tem visão parcial, o sacador pode escolher a bola amarela ou a preta. Depois da escolha não se pode mudar a cor da bola até o final da partida. Em partida com tenistas sem nenhuma visão é utilizada a bola amarela.

– O jogador pode perguntar ao juiz a natureza do seu saque (o quanto saiu, se saiu lateralmente, etc).- Se uma bola quebrar durante um rally joga-se o ponto novamente.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.