Australian Open 2019 inicia na próxima semana: saiba mais!
08/01/2019
Acessórios de Segurança
Quais são os acessórios de proteção para quem joga tênis?
18/04/2019

Tênis em cadeira de rodas: saiba mais sobre o esporte

O tênis em cadeira de rodas surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1976. As primeiras cadeiras adaptadas para esse esporte foram criadas por Brad Parks e Jeff Minnenbraker. Em menos de um ano depois da criação já foi realizado, na Califórnia, o primeiro torneio voltado para os competidores em cadeiras de rodas.

O primeiro atleta brasileiro a ter contato com o esporte foi José Carlos Morais, em 1985. Ele conheceu o tênis em cadeira de rodas na Inglaterra, enquanto competia com a seleção de basquete também em cadeira de rodas. Onze anos depois, José Carlos participou dos Jogos Paraolímpicos de Atlanta, junto com Francisco Reis Junior, se tornando o primeiro brasileiro a representar o país no esporte.

O tênis em cadeira de rodas é administrado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBTênis).

Requisitos do tênis em cadeira de rodas

Para que um atleta possa competir nessa modalidade, ele deve cumprir o requisito de ter sido diagnosticado com alguma deficiência relacionada à locomoção. Isso significa uma perda funcional significante de um dos membros inferiores ou dos dois (modalidade open), assim como o comprometimento de três ou mais extremidades do corpo (modalidade quad). Sendo assim, e o atleta não podendo participar do tênis convencional, ele está credenciado a jogar com as cadeiras de rodas.

Recordista na cadeira de rodas

O maior nome dessa modalidade é o da competidora holandesa Esther Vergeer. Ela possui em seu legado mais de 700 vitórias e apenas 25 derrotas. Ela venceu todos os 21 slams em que participou, e ganhou mais de 169 troféus ao longo de sua carreira.

Equipamentos para tênis em cadeira de rodas

A principal diferença em equipamentos está nas cadeiras de rodas, que devem ser esportivas e com rodas adaptadas para garantir mais equilíbrio e mobilidade. Quanto às raquetes e bolas de tênis, podem ser usadas as mesmas da modalidade convencional.

Veja mais dicas sobre tênis em nosso blog e adquira os melhores equipamentos na Pró Spin!

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.