Rei do Saibro
O rei do saibro conquista um dos feitos mais duros do tênis
10/09/2013
Tennis Elbow
A solução para o Tennis Elbow
19/09/2013

Porque o treinamento mental no tênis é tão importante

Treinamento Mental

Treinamento mental

Muitos jogadores e treinadores falam que o tênis é um esporte mental. O jogador ex número do 1 do mundoJimmy Connors, relata que na sua opinião o tênis é 95% mental. Mas o que os especialistas de psicologia do esporte pensam disso? De acordo com Loehr (1990) cada esporte tem uma serie de características mentais e físicas peculiares. Ele afirma que o tênis é um dos esportes mais difíceis de ser praticado, e cita algumas razões pelas quais este esporte provoca tensões:

1. A partida é individual;
2. Não se pode pedir tempo;
3. O treinador não pode dar instruções, exceto em competições da Taça Davis;
4. O sistema de pontuação é independente da duração da partida;
5. As partidas podem durar várias horas;
6. Há muita cobrança por parte dos pais, clubes, amigos, imprensa e principalmente dos patrocinadores;
7. E principalmente o jogador enfrenta um adversário real.

Segundo Weinberg (1988) o tênis é um esporte difícil do ponto de vista mental por diversos motivos, entre eles pode-se destacar que o tênis é uma prática que requer uma combinação precisa entre coordenação, tempo de bola, velocidade, tomada de decisão e habilidade. Na realidade, foi descoberto que os jogadores realizam de 900 a 1000 tomadas de decisões, sendo que estas são feitas geralmente em menos de um segundo. Um segundo aspecto que deve-se tomar em conta é a parte biomecânica do esporte, ou seja, se o angulo da raquete no momento do impacto com a bola, variar de alguns graus, o resultado pode ser uma bola na rede ou fora dos limites da quadra.
Um terceiro ponto que tem grande relevância é o tempo morto, ou seja, os momentos entre os pontos e durante as trocas de lados. Como o tempo real de jogo é aproximadamente um terço do tempo total de jogo, durante esse tempo morto o jogador pode concentrar-se, planejar o que pretende fazer, raciocinar de maneira positiva ou negativa, e neste instante pode aparecer a ansiedade, as distrações e preocupações que podem produzir erros mentais e por consequência erros técnicos na execução dos gestos. Além disso, para a comunidade científica o sucesso ou o fracasso estão ligados a uma combinação de habilidades físicas tais como: força, velocidade, coordenação e flexibilidade e habilidades mentais como: concentração, confiança e motivação principalmente. Geralmente, o aspecto psicológico é pouco ou nada treinado com jogadores infanto-juvenis, por falta de domínio desta área pelos técnicos, por falta de tempo, por falta de um psicólogo especialista em tênis trabalhando com a equipe, por falta de dinheiro ou pela falsa crença de alguns profissionais que o controle das emoções e a força mental é inata (personalidade) ou é adquirida através de experiência em competições.
Conclusão: é de grande importância que os treinadores e jogadores entendam que um treinamento mental igual à preparação física, ou seja, deve ser treinada regularmente, planejada, de forma específica para o tênis e de acordo com as características de cada tenista.

(Fonte: Blog Mental Tennis)

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.