Loja Asics
História das Marcas: Asics
18/02/2020

5 Curiosidades sobre a bola de Tênis

bola de tenis

Saiba quais as principais curiosidades sobre a bola de tênis e o que muda na hora do jogo.

A bola de tênis é um dos itens mais importantes para o bom desempenho dos tenistas e pode fazer grande diferença na hora de praticar o esporte. Conheça algumas das principais curiosidades da bolinha de tênis:

1. Explosão

O segredo da bola de tênis e sua habilidade de quicar em quadra é a chamada explosão de uma partícula de nitrogênio colocada no meio da bola durante a colagem de suas duas metades no processo de fabricação. Essa partícula, quando explodida, cria uma bolha de gás, que dá à bola a característica de pular. 

2. Controle de qualidade

A melhor bolinha de tênis é aquela capaz de armazenar pressão por mais tempo e com habilidade perfeita de quicar. Por isso, é preciso garantir as especificações exigidas pela ITF (Federação Internacional de tênis): peso máximo entre de 56,7- 58,5 gramas, diâmetro de 2.575-2.675 polegadas. Por último, as “deformações de avanço e retorno”, ou seja, a mudança no diâmetro da bola sob uma carga crescente e decrescente de 8.165 kg, movimento da bola enquanto é arremessada, rebatida e quica em quadra.

3. Amarelo

Em 1972 a cor amarela foi adotada como padrão para a bolinha de tênis. A ITF justificou a mudança pela maior visibilidade em quadra por parte dos espectadores e dos juízes que conseguem acompanhar melhor a trajetória das bolas.

4.Um tipo para cada jogo

Atualmente três tipos de bola de tênis são aceitos e regulamentados pela ITF, são eles:

  • Rápida: recomendada para pisos mais lentos, com feltro fino que contribui para o aumento da velocidade; 
  • Tradicional: são as mais comuns no mercado, porque se adequem à qualquer quadra. Seu feltro mais denso também contribui para frear um pouco sua velocidade; 
  • Lenta: ganha esse nome pois, é um pouco maior. Mas apesar disso mantém o mesmo peso e é ideal para jogos em grande altitude.

5. Velocidade

Durante uma partida, a bolinha de tênis, pode atingir inacreditáveis 300 Km/h. Velocidade essa que pode ser comparada aos carros de Fórmula 1 ou trens de alta velocidade.