Conheça as melhores atividades ao ar livre para você praticar durante as suas férias de verão!

Uma das épocas mais aguardadas pelo brasileiro, o verão está chegando e, com ele, vem também o incentivo à atividades ao ar livre. Seja na praia, na cachoeira ou em parques da cidade, o que não faltam são esportes para praticar e se divertir sem deixar de cuidar da saúde.

Se você é um grande apaixonado pela prática de atividades físicas e está procurando uma modalidade para curtir as altas temperaturas, encontrou o artigo certo! Continue lendo e descubra os esportes mais populares do verão para se refrescar ou queimar aquelas calorias a mais.

Vôlei de Praia

Pensando em dar uma passadinha no litoral? O Vôlei de Praia pode ser uma ótima opção de prática de atividades físicas para aproveitar os dias! Além de queimar calorias, o esporte aumenta a capacidade cardiorrespiratória, permitindo também que você desenvolva sua coordenação motora.

De origem norte-americana, a modalidade praticada na areia faz história desde 1920, chegando a integrar o programa olímpico, inclusive com grandes atletas brasileiros disputando títulos e medalhas. 

Mas é claro que não precisa ser um jogador profissional para curtir o verão da melhor forma possível. Disputado por duas duplas, o Vôlei de Praia é simples e exige apenas uma área demarcada na areia, uma rede e a bola.

Beach Tennis

O Beach Tennis – ou Tênis de Praia na tradução para o português -, como o próprio nome já diz, é um dos esportes mais praticados por quem curte uma praia durante o verão. Mas se você prefere passar seus dias na cidade, pode ficar tranquilo, porque existem inúmeras quadras do esporte espalhadas pelos espaços urbanos.

Você com certeza já sabe da importância da prática de atividades físicas para a sua saúde, vale dizer, então, que o Beach Tennis é, de longe, uma das que mais apresenta benefícios para o seu bem estar. Com movimentos constantes e intensos, o esporte permite não apenas o gasto calórico, como também o fortalecimento muscular no geral, além da melhora do condicionamento físico.

Assim como o Tênis tradicional, o Beach Tennis tem a raquete como equipamento obrigatório para a disputa, mas diferente da original, esta é mais parecida com a de Padel. A bola de Beach Tennis – também obrigatória -, apesar de parecida com a original, é de cor laranja. Por último, o jogo exige uma rede que pode ser aproveitada do Vôlei de Praia!

Canoagem

Agora, se você não pode ver um calor que já pensa em pular na água, uma opção excelente entre tantas atividades ao ar livre é a canoagem. O esporte, que já acumula uma legião de fãs pelo Brasil, pode ser praticado em mares, rios, lagos ou represas com o uso de remo e uma canoa, ou caiaque.

Existem duas modalidades do esporte, ambas garantem ótimos ganhos para a saúde daqueles que a praticam. A canoagem esportiva é aquela focada em competições, sejam elas amadoras ou profissionais, e o Brasil já até conquistou uma medalha olímpica no esporte! Já a canoagem recreativa tem foco maior no lazer e costuma ser praticada como turismo.

Apesar de não ser um esporte difícil, a canoagem exige um preparo mínimo para ser praticado. No entanto, seus benefícios estão entre os mais completos para quem busca a prática de atividades físicas: melhora a postura, fortalece a musculatura, queima de gordura, isso sem falar no condicionamento físico!

Corrida

Se estamos falando sobre atividades ao ar livre, praticar esportes como a corrida é bem mais interessante em um dia de céu aberto, comuns durante o verão. Seja sozinho ou acompanhado de amigos, correr é uma excelente oportunidade para cuidar da sua saúde enquanto aproveita o clima quente.

Praticada em parques, praças, praia ou até mesmo no seu bairro, a corrida é responsável por auxiliar o sistema cardiorrespiratório, fortalece os músculos – principalmente as coxas, pernas e glúteos -, sem contar na importância para a saúde mental, reduzindo os sintomas de depressão, ansiedade e estresse.

Apesar de não precisar de muitos equipamentos além de um bom par de tênis, existem acessórios específicos que podem melhorar a prática de atividades físicas, seja a corrida ou os outros esportes neste artigo. Confira alguns desses apetrechos abaixo!

Acessórios para os esportes

Por mais que sejam esportes praticados na praia, por conta da alta incidência dos raios solares, modalidades como o Vôlei de Praia e o Beach Tennis podem ser disputadas utilizando roupas confortáveis, que dêem ao jogador a liberdade para se movimentar sem grandes atritos, ao invés de biquínis e calções de banho.

Ainda pensando na proteção contra o sol, é muito indicado, para todas as atividades ao ar livre, utilizar acessórios que protejam a região da cabeça. Além de bonés, podem ser usadas as viseiras esportivas, que não são somente estilosas, como também garantem o cuidado com o rosto.

Vale lembrar que o verão pede maiores precauções: não deixe de passar protetor solar, repetindo o uso a cada 2 horas. A prática de atividades físicas também exige que você redobre a atenção na hora de se hidratar, procure estar sempre com uma garrafa de água por perto, ou bebidas isotônicas. Alimente-se bem, evitando comidas gordurosas ou muito calóricas.

Você já estava com as malas prontas para curtir o verão, mas depois do nosso conteúdo deu aquela vontade de praticar alguma dessas atividades ao ar livre? Então aproveita, porque na Pró Spin você encontra todos os equipamentos e acessórios necessários para disputar essas e diversas modalidades esportivas! Clique aqui e confira o nosso site!

06/12/2022
jovem olhando para algum lugar

Os esportes mais praticados no verão

Conheça as melhores atividades ao ar livre para você praticar durante as suas férias de verão! Uma das épocas mais aguardadas pelo brasileiro, o verão está chegando e, com ele, vem também o incentivo à atividades ao ar livre. Seja na praia, na cachoeira ou em parques da cidade, o que não faltam são esportes para praticar e se divertir […]
23/11/2017
Raquete

Black Friday imperdível na Pró Spin

O sonho de ter a raquete do Nadal pode se tornar realidade na Black Friday da Pró Spin. A Raquete Babolat Pure Aero é uma das mais bem avaliadas por profissionais e amadores do tênis e é indicadíssima para jogadores que usam muito efeito e potência da linha de base. Ela custa normalmente R$ 1099,00, mas sai na Black Friday […]
18/09/2017
Time Brasileiro na Davis

O time brasileiro na Davis é fraco?

O Time brasileiro na Davis Mais uma vez vai ficar fora do Grupo Mundial em 2018. A última vez que a seleção brasileira mostrou suas raquetes na primeira divisão do tênis foi em 2015, quando perdeu na primeira fase para a Argentina em um confronto de tirar o fôlego. Naquele mesmo ano, caiu para Croácia na repescagem, e no ano seguinte, […]
12/06/2017
Rafael Nadal

La Décima

Rafael Nadal consegue um feito impressionante neste último fim de semana e difícil de ser colocado em palavras. Ganhar 10 vezes Roland Garros ultrapassa por muito o extraordinário e beira o inacreditável. Ano após ano, o jogo de Nadal era visto como insustentável, um estilo que encurtaria sua carreira. Lesão após lesão, parecia que realmente o Rei do Saibro deixaria […]
11/11/2016
Melhores Equipamentos

Os melhores equipamentos para seu jogo

Os Melhores Equipamentos Flexionar as pernas no momento do voleio, girar o tronco ao bater a esquerda com duas mãos, pegar a bola lá na frente ao acertar a direita, sacar aberto com muito slice… Cada movimento e escolha técnica tem sua importância na hora do jogo. Mas, além da destreza na execução do golpe, é preciso ter atenção no […]