Dicas fundamentais
Dicas fundamentais para melhorar sua performance no tênis
17/12/2018
Australian Open 2019 inicia na próxima semana: saiba mais!
08/01/2019

Qual é a melhor idade para começar a jogar tênis?

Começar a jogar tênis

Muitas vezes a paixão por um esporte passa dos pais para os filhos. Para os amantes do tênis, é comum ensinar os filhos a maneira certa de jogar, além de inspirar maior curiosidade pelo jogo – uma vez que as crianças vêem os pais jogando ou se arrumando para o treino.

Mas qual é o momento mais adequado Começar a jogar tênis com as crianças? E qual é o objetivo que se deve alcançar?

Prontidão e sensibilidade

Para avaliar se é o momento de Começar a jogar tênis com crianças, é importante saber qual é a idade de prontidão e a idade sensível – de acordo com a recomendação da literatura científica.

O primeiro termo, referente à prontidão, avalia se o ser humano está preparado para aprender alguma habilidade. Ou seja, se ele está suficientemente desenvolvido para assimilar e exercer essas habilidades.

Já a idade sensível está relacionada ao sistema nervoso – se ele está apto a aprender algo. Esse é o momento mais adequado para aprender uma habilidade, pois ajuda a desenvolver e estimular o sistema motor e cognitivo para o desempenho de determinadas atividades. É comum ver que atletas completos foram mais estimulados nesse período.

Outras atividades

Assim que a criança tiver o interesse e a capacidade motora para participar do jogo, ela pode começar a aprender tênis – isso normalmente acontece entre os 6 e 7 anos.

Entretanto, essa não deve ser sua única atividade física. Nessa fase, é importante que as crianças sejam estimuladas de diferentes formas. O simples fato de aprender uma cambalhota nessa fase já reverbera no futuro, permitindo que o jogador consiga cair adequadamente dentro das quadras, por exemplo.

O treino também deve ser bastante diversificado, pois as crianças têm uma grande capacidade de imitar. Porém, com o passar do tempo executando os mesmos movimentos, isso poderá diminuir sua habilidade de ampliar o repertório em quadra.

Equipamentos de tênis adequados para crianças

É muito importante também escolher os equipamentos mais adequados para o nível da criança. As raquetes infantis, por exemplo, não são tão pesadas, garantindo que os pequenos consigam aprender o esporte sem o perigo de danos à parte motora.

Adquira aqui na Pró Spin os equipamentos que você precisa e veja mais dicas em nosso blog!

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.